Kremlin de Moscou, principal atração turística da Rússia

Está chegando um dos momentos mais aguardados por todos os fãs de futebol no mundo inteiro: o sorteio dos grupos da Copa do Mundo.

No dia 1º de dezembro, a partir das 18h pelo horário de Moscou (13h em Brasília), saberemos o caminho de cada uma das 32 seleções classificadas para o Mundial.

Veja neste post, nossa análise sobre as Eliminatórias e todos os classificados à Copa divididos por continente.

Os brasileiros vão, enfim, tirar da cabeça uma grande dúvida sobre este torneio.

Será que o Brasil vai cair em um “grupo da morte” com Espanha, Suécia e Nigéria? Ou vamos ficar em uma chave mais tranquila com México, Egito e Panamá?

O que sair dos potes 1, 2, 3 e 4 vai definir a sorte de cada seleção na próxima Copa, tanto na fase de grupos quanto nos cruzamentos das fases eliminatórias.

Neste post, vamos esmiuçar o sorteio dos grupos da Copa em quatro partes:

  • Onde será o sorteio dos grupos da Copa;
  • Quem serão os apresentadores (e auxiliares) do evento;
  • Quais serão os procedimentos do sorteio;
  • Como assistir ao vivo e não perder nenhum detalhe.
O troféu cobiçado pelas 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo

Onde será o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

O evento será realizado no Palácio Estatal do Kremlin, em Moscou. A palavra kremlin significa fortaleza em russo. Os principais castelos e palácios da cidade ficam dentro deste espaço.

Muitas cidades russas tem uma estrutura chamada Kremlin, devido aos incessantes conflitos que marcaram a história deste país. O mais famoso é o da capital.

A expressão “Kremlin” geralmente é usada para se referir ao governo russo, assim como Casa Branca é usada para o governo norte-americano, e Palácio do Planalto para o governo brasileiro.

No Kremlin de Moscou, há diversos palácios e igrejas, incluindo o Grande Palácio do Kremlin, residência oficial do Presidente da Rússia. Também estão ali a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio.

A FIFA anuncia a realização do sorteio dos grupos da Copa para o Palácio Estatal do Kremlin, construído no início da década de 1960.

O nome inicial do prédio era Palácio dos Congressos e seu objetivo é receber grandes eventos políticos e culturais.

São 27 metros de altura na parte principal do edifício. O Palácio possui cerca de 800 salas, incluindo o salão no primeiro andar com capacidade para seis mil pessoas.

Neste belo palácio, algumas das mais importantes figuras do futebol mundial estarão reunidas para sortear os grupos de mais uma Copa do Mundo.

Palácio Estatal do Kremlin (à esquerda) sediará o sorteio dos grupos da Copa

Quem serão os apresentadores (e auxiliares) do sorteio

Gary Lineker

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 será comandado pelo ex-jogador inglês, Gary Lineker, e pela jornalista esportiva russa, Maria Komandnaya.

Lineker foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1986, com seis gols marcados. Sua seleção foi eliminada nas quartas-de-final, mas o feito de Lineker foi sempre lembrado, por superar atletas como Maradona e Careca.

Quatro anos mais tarde, Lineker ajudaria a Inglaterra a chegar a sua primeira semifinal de Copa do Mundo, desde 1966 quando foi campeã em casa.

O atacante chegou a marcar na partida contra a Alemanha, mas não conseguiu evitar a derrota nos pênaltis para a equipe alemã.

Hoje, o ex-jogador é comentarista e apresentador de programas esportivos na televisão inglesa e cobre os principais torneios de futebol da Europa.

Maria Komandnaya é uma das jornalistas esportivas mais conhecidas da Rússia, com mais de dez anos de experiência em emissoras de rádio e televisão.

Neste vídeo, ela fala, em espanhol, um pouco sobre suas expectativas quanto ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo.

Os auxiliares do sorteio

Diego Forlán

A FIFA anunciou a presença de sete atletas de seleções campeãs do mundo no sorteio dos grupos da Copa do Mundo.

O representante brasileiro é o ex-lateral direito, Cafu, que jogou quatro Copas do Mundo e entrou em campo em três finais. Ele também já foi auxiliar no sorteio da Copa do Mundo de 2014.

Além de Cafu, serão auxiliares no sorteio o francês Laurent Blanc, o inglês Gordon Banks, o italiano Fabio Cannavaro, o uruguaio Diego Forlan, o argentino Diego Maradona e o espanhol Carles Puyol.

O oitavo membro entre os auxiliares será o ex-jogador russo Niktista Simonyan, de 91 anos. Com a seleção da União Soviética, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956. Também participou da primeira Copa do Mundo com o seu país em 1958, chegando às quartas-de-final.

Como representante da Alemanha, atual e tetracampeã do mundo, estará Miroslav Klose. O maior goleador da história das Copas, com 16 gols, não auxiliará no sorteio, mas terá papel importante na cerimônia.

Klose levará ao palco o troféu da Copa do Mundo. A taça percorreu cidades da Rússia nos últimos meses e, em 2018, fará uma turnê mundial.

Os procedimentos do sorteio dos grupos da Copa

Os procedimentos do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 foram aprovados em setembro de 2017. Após a repescagem das eliminatórias, foi definida a composição dos potes do sorteio.

Com toda esta preparação, o mundo do futebol aguarda com ansiedade o momento em que as 32 seleções classificadas conhecerão os seus caminhos no Mundial da Rússia.

O Ranking Mundial da Fifa de outubro de 2017 foi utilizado para determinar a colocação de cada seleção nos quatro potes, em ordem decrescente. As sete melhores se juntaram à Rússia no pote 1, das cabeças de chave.

A sequência do sorteio começará com o pote 1 e terminará com o pote 4. Cada pote terá o seu sorteio completado antes que se comece o próximo.

Primeiro, uma bola de um pote de seleção será sorteada e, logo depois, uma bola de um pote de grupo. Assim, a posição de cada time nos grupos vai sendo conhecida e a tabela de jogos será montada de equipe em equipe.

Considerações adicionais

Logo no início, na definição das cabeças de chave, a Rússia terá uma bola vermelha e será pré-definida na tabela de jogos como A1, por ser a anfitriã da Copa do Mundo.

As outras sete equipes que estão no Pote 1 serão sorteadas na sequência, ocupando a posição 1 de cada grupo (do B ao H).

Os times dos potes 2, 3 e 4 serão levados para as posições em seus grupos à medida que forem sorteados.

De acordo com as regras do sorteio dos grupos da Copa, nenhuma chave poderá ter mais do que uma equipe do mesmo continente. A exceção se dá para as seleções europeias, já que esta região classificou 14 times para o Mundial.

Portanto, cada grupo terá pelo menos uma e, não mais do que duas, seleções da Europa. Logo, seis chaves terão dois times europeus. Os outros dois grupos terão uma equipe da Europa.

No sorteio dos grupos da Copa, um sistema irá monitorar a distribuição das equipes nos grupos, de acordo com a separação geográfica dos continentes.

Portanto, será impossível que Colômbia, Peru e Uruguai, que estão no Pote 2, sejam sorteados para os grupos de Brasil e Argentina, que estão no Pote 1.

Da mesma forma, Nigéria e Marrocos, que estão no Pote 4, não poderão estar nos mesmos grupos que Tunísia, Egito e Senegal, que estão no Pote 3.

A mesma regra se aplica a Austrália, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, do Pote 4, que não correm risco de enfrentar o Irã, do Pote 3, na fase de grupos.

Também serão atingidas por este dispositivo as seleções da Concacaf: México (Pote 2), Costa Rica (Pote 3) e Panamá (Pote 4).

Como assistir ao sorteio dos grupos da Copa ao vivo

Canais oficiais da FIFA transmitirão ao vivo o sorteio dos grupos da Copa

A transmissão do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 será feita pelos canais oficiais da FIFA na internet. As emissoras de televisão que detém os direitos de transmissão também estarão acompanhando ao vivo.

O BlogTiagoMedeiros.com também estará ao vivo com comentários enquanto acontece o sorteio na Rússia.

Não faremos transmissão ao vivo do sorteio. Apenas faremos comentários sobre o que estiver acontecendo no Kremlin.

No momento que cada equipe for sorteada, contaremos a trajetória daquela seleção na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018.

Com o Brasil, faremos uma projeção da trajetória até o final da Copa do Mundo com todos os cenários possíveis de confrontos.

Fique atento aos nossos canais e acompanhe os nossos comentários ao vivo.

Curta agora a nossa fanpage para ficar por dentro de tudo!