A Rússia escalou 75 pessoas e grupos ilustres do país para ajudar a divulgar o maior evento do futebol mundial. Eles são os Embaixadores da Copa do Mundo de 2018.

Mas quem são estas pessoas? O que elas fazem? Como são escolhidas? Vamos responder a estas e a outras perguntas neste artigo especial.

De acordo com a FIFA, a missão dos embaixadores da Copa do Mundo de 2018 é “contar, mostrar e inspirar”. Eles devem levar a boa imagem da Rússia aos demais países e dar exemplo aos cidadãos russos para fazerem o mesmo durante o torneio.

O número de embaixadores da Copa do Mundo de 2018 é bem superior aos que desempenharam a função no Brasil em 2014. Naquele ano, apenas seis atletas e ex-atletas foram escalados para a função: Amarildo, Bebeto, Carlos Alberto Torres, Ronaldo, Marta e Zagallo.

Para o evento da Rússia, a FIFA também considera fundamental que todos os embaixadores da Copa do Mundo de 2018 defendam esportes e vida saudável.

No caso, não importa se é um jogador profissional. O mais importante é que a pessoa demonstre a importância do esporte como parte da vida do país.

Os embaixadores também participam ativamente dos eventos de promoção da Copa do Mundo. Eles ainda representam o Mundial em reuniões e atividades de diferentes níveis.

Ao todo, a Rússia nomeou 15 embaixadores federais, que serão responsáveis por divulgar o evento como um todo.

Cada uma das 11 cidades-sede da Copa também escolheu os seus embaixadores locais. Eles irão ajudar os torcedores do mundo inteiro a aprender mais sobre cada uma das cidades.

A lista inclui desde atletas ativos e aposentados, artistas, músicos, apresentadores de TV e até compositores. As fotos dos embaixadores e as principais informações trazidas aqui estão no site do Comitê Organizador Local (welcome2018.com).

Vamos conhecer os embaixadores da Copa do Mundo de 2018:

Embaixadores Federais

Aleksey Smertin, jogador de futebol

Aleksey Smertin

Aleksey Smertin jogou no Lokomotiv e Dinamo de Moscou, no Bordeaux da França, e nos ingleses Chelsea (campeão inglês em 2005), Portsmouth, Charlton e Fulham.

Smertin está ativamente envolvido nos preparativos para a Copa do Mundo na Rússia. Ele ocupa atualmente o cargo de inspetor anti-racismo na União Russa de Futebol.

 

Zara (Zafira Mgoyan), cantora

Zafira Mgoyan

A carreira de cantora de Zara começou em 1996, quando ela tinha apenas 13 anos. Ela gravou suas primeiras músicas naquele ano: Juliet’s Heart, Only Today, Right Now e Lullaby.

As músicas começaram a tocar no rádio e tornaram Zara famosa.  Ela venceu quatro vezes a competição Song of the Year (Canção do Ano).

O título de Artista da UNESCO para a Paz foi dado a ela em 2016 por seu compromisso com os valores e ideais da UNESCO e pela propagação e fortalecimento da paz e da compreensão internacional.

 

Valery Gergiev, maestro

Valery Gergiev

Valery Gergiev é o diretor de arte do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, o segundo maior da Rússia.

Ele conduziu a Orquestra Sinfônica de Londres de 2007 a 2015, e atualmente conduz a Orquestra Filarmônica de Munique.

Gergiev foi premiado com o título de Artista Popular da Rússia em 1996. Ele ganhou o Prêmio Nacional da Rússia três vezes, em 1993, 1998 e 2016.

 

Igor Akinfeev, goleiro da seleção da Rússia

Igor Akinfeev

Igor Akinfeev teve sua estreia no time principal da CSKA uma semana antes de completar 17 anos.

Akinfeev foi o mais novo jogador da seleção russa, quando entrou em campo em 2004: tinha 18 anos e 20 dias de idade. Ele se tornou o goleiro titular no time da Rússia um ano depois, e permanece até hoje.

Akinfeev conquistou a Taça UEFA de 2005, é hexacampeão do Campeonato Russo e da Copa da Rússia.

 

Denis Matsuev, pianista

Denis Matsuev

Solista da Filarmônica de Moscou desde 1995, Denis Matsuev venceu a 11ª Competição Internacional Tchaikovsky aos 23 anos de idade.

Matsuev ingressou no Conselho de Cultura e Artes do governo da Rússia em fevereiro de 2006.

Denis Matsuev foi premiado com o título honorífico de Artista Popular da Rússia em 2011. Além de ser um dos embaixadores da Copa do Mundo de 2018, Matsuev é torcedor apaixonado do FC Spartak de Moscou e da seleção russa.

 

Yana Churikova, apresentadora de TV

Yana Churikova

Uma das mais famosas apresentadoras de TV na Rússia, Yana Churikova trabalhou na Star Factory, um projeto no First Channel. Anteriormente, foi diretora de arte da Modern Pop Song, Film and Television Studio.

Ela assumiu o comando na MTV Rússia em 2013. Em 2014, Churikova foi nomeada para administrar os canais de música e juventude na Rússia Viacom. A embaixadora da Copa é torcedora do CSKA de Moscou.

 

Nikita Simonyan, ex-jogador

Nikita Simonyan

Nikita Simonyan é um lendário ex-jogador soviético, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956 em Melbourne e o maior goleador da história do Spartak de Moscou.

Ele foi três vezes artilheiro do Campeonato Russo. Simonyan também foi técnico do Spartak, Ararat de Yerevan, Chernomorets de Odessa e da seleção soviética.

Como treinador, ganhou três campeonatos soviéticos e quatro copas soviéticas. Nikita Simonyan atualmente ocupa o cargo de primeiro vice-presidente da União Russa de Futebol.

 

Sergey Belogolovtsev, apresentador de TV

Sergey Belogolovtsev

Um popular apresentador de TV e rádio, showman, ator e diretor, Sergey Belogolovtsev foi escolhido como um dos embaixadores da Copa do Mundo de 2018.

Ele fundou o estúdio Dream Skis sem fins lucrativos, juntamente com sua esposa Natalia em 2014, ensinando esqui downhill a crianças com paralisia cerebral.

Belogolovtsev é um torcedor fanático do Spartak de Moscou e participa regularmente dos eventos preparatórios da Copa do Mundo.

 

Lyaisan Utyasheva, ginasta

Lyaisan Utyasheva

Atleta de classe internacional, campeã mundial e europeia de ginástica, Lyaisan Utyasheva se aposentou do esporte e, desde então, participou de vários projetos de TV.

Pela sua fama, foi convidada para o time de embaixadores da Copa do Mundo de 2018. Ela se tornou apresentadora de “Dance”, um show popular na TNT, em 2014.

Utyasheva esteve também na cerimônia de apresentação do mascote oficial da Copa, o famoso Zabivaka.

 

Alexander Ovechkin, jogador de hóquei no gelo

Alexander Ovechkin

Um dos jogadores mais fortes da Liga Nacional de Hóquei, Alexander Ovechkin foi selecionado pelo Washington Capitals como primeira escolha no Draft 2004 da NHL.

Ele já foi premiado como novato do ano, melhor jogador da temporada e artilheiro da NHL.

Ovechkin ganhou três campeonatos mundiais para a Rússia: em 2008, 2012 e 2014.

 

Sergey Semak, ex-jogador de futebol

Sergey Semak

Sergey Semak é o único jogador a conquistar campeonatos russos com três clubes: CSKA Moscow, Rubin Kazan e Zenit St. Petersburg.

Semak fez parte do elenco que ficou com o terceiro lugar na Eurocopa com o time da Rússia em 2008.

O atacante, que nasceu na Ucrânia e se naturalizou russo, marcou 456 gols e jogou 19 edições da primeira divisão do campeonato russo.

 

Danila Kozlovsky, ator

Danila Kozlovsky

Danila Kozlovsky é um ator de cinema e teatro, vencedor do prêmio Nika e Golden Eagle.

Kozlovsky atuou em mais de 30 filmes, incluindo o papel principal na biografia do jogador de hóquei soviético Valery Kharlamov.

Kozlovsky trabalha no seu filme The Coach desde 2016, programado para lançamento em 2018. É torcedor do FC Krasnodar.

 

Nikolai Drozdov, apresentador de TV

Nikolai Drozdov

Nikolai Drozdov é um popular apresentador de TV e rádio. Drozdov apresentou um programa educativo no canal Mundo Animal continuamente desde 1975.

Ele foi eleito para a quinta formação da Câmara da Comunidade Russa em 2014. Drozdov, que tem 80 anos, pratica ioga regularmente.

 

Sergey Svetlakov, apresentador de TV

Sergey Svetlakov

Sergey Svetlakov é um ator popular, redator e apresentador de TV.

Svetlakov ganhou elogios por sua participação em um show de comédia no canal TNT.

Ele é um dos apresentadores do show ProjectorParisHilton e apareceu no filme Yolki.

 

Cossack Choir of Kuban, coral

Coro Cossack de Kuban

Um dos mais antigos corais da Rússia, o Coro Cossack de Kuban remonta ao início dos anos 1800.

O coro é uma presença constante nos eventos esportivos nacionais. Foi destaque no programa cultural dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou.

O coro contribuiu muito para a preparação e realização do programa cultural dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.

 

Embaixadores Locais

São Petersburgo

Gennady Orlov

Gennady Orlov hoje é comentarista esportivo. Na sua carreira como jogador de futebol, foi atacante de times como Avangard e Metallist de Kharkov, e Zenit e Dinamo de Leningrado.

Ele virou jornalista esportivo após jogar no Dinamo.

Orlov cobriu uma grande variedade de torneios esportivos, incluindo Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais e europeus.

Atualmente, Orlov atua como presidente da associação de mídia esportiva de São Petersburgo.

Também são embaixadores da Copa do Mundo de 2018, representando São Petersburgo:

Vassily Gerello, cantor de ópera do Teatro Mariinsky; Mikhail Boyarsky, ator e cantor de filmes soviéticos e russos; Vyacheslav Malafeyev, ex-jogador de futebol.

Sergey Krikalev, astronauta recordista em número de dias no espaço; Alexander Kerzhakov, ex-jogador do Zenit São Petersburgo; e Anatoly Turchak, Presidente da Federação de Futebol de São Petersburgo.

 

Rostov-on-Don

Viktoria Lopyreva

A carreira de modelo de Viktoria Lopyreva começou em 1999, quando ganhou o concurso “Modelo Fashion de Don”, seguido de sua vitória no concurso “Beleza de Rostov ” em 2001.

Ela ganhou o concurso Donbass Open para a cidade natal de Don em 2002, então foi escolhida como Miss Rússia 2003.

Lopyreva iniciou outra carreira, como apresentadora de programas de esportes na TV, em 2007.

Em 2016, a Liga Russa de Futebol da Rússia concedeu a Lopyreva um prêmio em reconhecimento aos seus esforços na promoção do Campeonato Russo e popularização do futebol entre os jovens.

Também compõem o grupo local de Rostov-on-Don como embaixadores da Copa do Mundo de 2018 as seguintes personalidades:

Dmitry Kirichenko, ex-jogador de futebol; Denis Glushakov, meio-campista do Spartak Moscou; Basta (Vassily Vakulenko), rapper popular na Rússia; Dmitry Dibrov, apresentador de TV; e Varteres Samurgashev, lutador medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000.

 

Kazan

Irek Zinnurov

O jogador de pólo aquático Irek Zinnurov ganhou prata olímpica em Sydney em 2000 e bronze olímpico em Atenas em 2004. Nas duas vezes, jogou com a seleção nacional russa.

Ele também possui uma medalha de bronze na Copa do Mundo da modalidade em 2001, medalha de ouro na Liga Mundial de 2002 e Copa do Mundo de 2002.

Zinnurov ganhou quatro campeonatos russos e quatro Copas da Rússia com o Lukoil-Spartak de Volgogrado.

Também estão no time de embaixadores da Copa do Mundo de 2018, representando Kazan, as seguintes pessoas:

Elmira Kalimullina, cantora; Ekaterina Skulkina, atriz; Elmir Nabiullin, jogador do Rubin Kazan e da seleção russa; Sergey Ryzhikov, goleiro do Rubin Kazan; Aleksey Morozov, jogador de hóquei no gelo; e Niusha (Anna Shurochkina), cantora pop, atriz e apresentadora de TV.

 

Sochi

Elena Vesnina

A tenista Elena Vesnina deu seus primeiros passos no esporte na sua cidade natal, Sochi.

Ela ganhou dois torneios do Grand Slam (Rolland Garros 2013, US Open 2014) em duplas e um torneio misto em duplas (Open de Austrália 2016).

Vesnina e sua parceira Ekaterina Makarova ganharam o ouro olímpico no Rio em 2016.

Os outros embaixadores da Copa do Mundo de 2018 que representam Sochi são:

Sergey Metreveli, diretor de competições esportivas; Ilya Averbukh e Evgeny Pliushchenko, patinadores; e Evgeny Lovchev, ex-jogador de futebol.

 

Ecaterimburgo

Irina Zilber

A campeã olímpica de ginástica rítmica de 2000, Irina Zilber, atuou na seleção nacional da Rússia desde 1994, conquistando o Campeonato Mundial em 1998 e 1999.

Ela também ganhou a medalha de prata no Campeonato Europeu de 1998.

Zilber foi nomeada Mestre de Esportes em 1999 e ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney.

Completam o time de embaixadores da Copa do Mundo de 2018 pela cidade-sede de Ecaterimburgo as seguintes personalidades locais:

Oleg Shatov, meio-campista do Zenit de São Petersburgo; Pavel Datsyuk, jogador de hóquei no gelo; Anton Shipulin, biatleta; Alexander Pantykin, compositor; Vyacheslav Butusov, músico; e Sergey Karyakin, piloto de corridas.

 

Samara

Oleg Kononenko

Instrutor, astronauta e piloto de teste de primeira classe, Oleg Kononenko passou um total de quase 18 meses na Estação Espacial Internacional durante seus três voos espaciais.

Seu voo mais recente terminou em dezembro de 2015.

Recebeu um título de Herói da Rússia em 2009, uma medalha para Mérito na Exploração do Espaço em 2011 e uma Ordem de Mérito no Serviço da Pátria do 4º Grau em 2014.

Os demais embaixadores da Copa do Mundo de 2018 por Samara são os seguintes:

Sergey Voitenko, tocador de acordeão; Nicole Rodomakina, atleta paraolímpica de salto em distância; Anastasia Myskina, jogadora de tênis; Tagir Khaibulaev, judoca campeão olímpico e mundial; Alexander Aniukov, jogador de futebol; e Evgeny Savin, ex-atacante e atual comentarista esportivo.

 

Nizhny Novgorod

Dmitry Cheryshev

Dmitry Cheryshev foi um veloz atacante russo e hoje é treinador de futebol.

Fez carreira em diversos times russos, incluindo o Dinamo de Moscou, onde disputou mais de 100 jogos e marcou 37 gols.

Como treinador, começou a carreira no Aranjuez em 2003 e assumiu o time júnior do Real Madrid em 2006. Esteve ainda na comissão técnica do Sevilla em 2015.

O filho de Dmitry, Denis Cheryshev, também é um dos embaixadores da Copa do Mundo de 2018 representando a cidade de Nizhny Novgorod.

Denis foi o primeiro jogador russo na história do Real Madrid e hoje defende o Villareal. Completam o time de embaixadores locais para o Mundial:

Irmãos Kristovsky, músicos; Dmitry Bulykin, jogador de futebol; Pavel Zanozin, comentarista esportivo; e Darya Shkurikhina, ginasta campeã olímpica e mundial.

 

Saransk

Ilya Kazakov

Ilya Kazakov é um dos principais comentaristas de futebol e cronistas esportivos da Rússia. Cobriu eventos esportivos para inúmeros jornais e canais de televisão.

Ele cobriu cinco edições da Copa do Mundo e quatro da Eurocopa para os principais canais esportivos nacionais.

Kazakov foi o porta-voz da seleção russa de futebol entre 2005 e 2015. Ele ainda é autor de dois livros e apresenta um programa sobre futebol russo, que estreou em novembro de 2016.

Também serão embaixadores da Copa do Mundo de 2018, representando Saransk, as seguintes personalidades:

Tatyana Gordeyeva, apresentador de rádio; Stanislav Duzhnikov, ator; Igor Butman, saxofonista; Kirill Panchenko, jogador de futebol; Aleksey Nemov, ginasta campeão olímpico e mundial.

 

Volgogrado

Elena Isinbaeva

Elena Isinbaeva é a maior atleta de salto com vara da história. Ela venceu os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e de 2008, em Pequim.

Ela ganhou bronze nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Isinbaeva é três vezes campeã mundial em competições ao ar livre e quatro vezes campeã em competições indoor.

Isinbaeva foi a primeira mulher a ultrapassar a altura de 5 metros no salto com vara, em 22 de julho de 2005, em Londres.

Além de Isinbaeva, os outros embaixadores da Copa do Mundo de 2018 da cidade-sede de Volgogrado são:

Larisa Ilchenko, campeã olímpica de natação; Oleg Veretennikov e Alexander Nikitin, ex-jogadores de futebol.

 

Kaliningrado

Natalia Ishchenko

A família de Natalia Ishchenko mudou-se de Smolensk para Kaliningrado quando ela era muito pequena. Natalia fez ginástica e nado sincronizado a partir dos cinco anos, mas finalmente escolheu o nado.

Natalia Ishchenko é cinco vezes campeã olímpica, 19 vezes campeã mundial e 12 vezes campeã europeia.

Ela foi premiada com uma Ordem de Mérito no Serviço da Pátria do 4º Grau em 2012. Natalia atualmente ocupa o cargo de vice-presidente interina do governo da Região de Kaliningrado.

Também será embaixador local da Copa do Mundo por Kaliningrado o ator, showman e apresentador de TV, Alexander Revva.

 

Moscou

Olesya Vladykina

Olesya Vladykina nasceu em Moscou em 1988. Ela aprendeu a nadar em uma escola de esportes para crianças e adolescentes.

Olesya perdeu o braço esquerdo em um grave acidente de carro na Tailândia em 2008. Ela voltou a treinar apenas um mês depois de sair do hospital. Menos de seis meses depois, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de 2008 em Pequim.

Olesya Vladykina ganhou três medalhas na natação nos Jogos de 2012 em Londres: ouro na prova de 100 metros peito, prata na prova mista de 200 metros e bronze nos 100 metros costas.

Os outros embaixadores da Copa do Mundo de 2018 que representam a capital da Rússia são Dmitry Guberniev, apresentador de TV, e Maria Kiselyova, tricampeã olímpica no nado sincronizado.