Os brasileiros estão entre os torcedores que mais pedem ingressos para a Copa de 2018, segundo a FIFA. A torcida brasileira está atrás apenas dos russos, alemães, argentinos e mexicanos.

A FIFA divulgou os números de pedidos feitos para o segundo sorteio de ingressos da Copa do Mundo. Esta etapa encerrou no último dia 31 de janeiro.

Ao todo, foram quase 5 milhões de ingressos solicitados por torcedores do mundo inteiro. Mais precisamente, o sistema de vendas da FIFA registrou 4.905.169 solicitações de bilhetes.

O ranking divulgado pela entidade máxima do futebol aponta os 10 países com maior número de pedidos, além da anfitriã Rússia. Os donos da casa foram responsáveis por 51% dos pedidos de ingressos (2.503.957 bilhetes solicitados).

Sem considerar os russos, a torcida brasileira ficou em quarto lugar. Segue a lista do TOP 10:

  1. ALEMANHA – 338.414 ingressos solicitados

  2. ARGENTINA – 186.005 ingressos solicitados

  3. MÉXICO – 154.611 ingressos solicitados

  4. BRASIL – 140.848 ingressos solicitados

  5. POLÔNIA – 128.736 ingressos solicitados

  6. ESPANHA – 110.649 ingressos solicitados

  7. PERU – 100.256 ingressos solicitados

  8. COLÔMBIA – 87.786 ingressos solicitados

  9. ESTADOS UNIDOS – 87.052 ingressos solicitados

  10. HOLANDA – 71.096 ingressos solicitados

Curiosidades sobre a lista

Interessante reparar que norte-americanos e holandeses estão muito interessados na Copa do Mundo, mesmo que suas seleções não estejam classificadas. Imaginem se Estados Unidos e Holanda tivessem melhor desempenho nas Eliminatórias!

Outro ponto interessante na lista é a presença forte dos sul-americanos.

Além do Brasil no quinto lugar, os argentinos estão em segundo, os peruanos em sétimo e os colombianos em oitavo.

Considerando que a Rússia é um país muito distante da América do Sul, é uma surpresa. Poderíamos imaginar que os torcedores europeus estariam dominando a lista dos torcedores mais presentes na Copa.

A viagem entre países da Europa equivale ao tempo de deslocamento entre países da América do Sul ou, até mesmo, entre cidades dentro do Brasil.

Mesmo assim, com 13 seleções europeias participando da Copa (além da anfitriã), apenas 4 países estão entre os que mais pedem ingressos. Um deles, inclusive, nem terá sua seleção representada no Mundial.

Além disso, os mexicanos estão na lista em posição mais representativa que a própria torcida brasileira.

Sul-americanos estarão em peso na Rússia em 2018

Onde ficará a torcida brasileira na Rússia

Logo que esta fase de vendas de ingressos abriu, fizemos um post completo sobre a comercialização dos bilhetes.

No tutorial, colocamos ainda sugestões de roteiros para a torcida brasileira que irá à Rússia para a Copa do Mundo.

Resumindo, o torcedor pode escolher ver os jogos da Seleção Brasileira ou seguir outros roteiros, dependendo das suas preferências. Na primeira fase, a Seleção jogará em Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou, nesta ordem.

Se ficar em primeiro do grupo, jogará oitavas em Samara, quartas em Kazan, semi em São Petersburgo e a final em Moscou.

Caso fique em segundo na chave, o Brasil jogará oitavas em São Petersburgo, quartas em Samara, e tanto a semi quanto a final em Moscou.

O blog montou também roteiros alternativos para quem acha que Copa do Mundo é muito mais do que apenas jogos do Brasil.

Eu aprendi esta lição assistindo ao jogo entre Colômbia X Costa do Marfim na Copa de 2014. Confira o meu relato neste post.

Brasil estreia na Copa contra a Suíça na Rostov Arena, em Rostov-on-Don. Foto: FIFA.com

Torcida brasileira deve ter setores específicos nos jogos da Seleção

Neste segundo sorteio de ingressos, a FIFA disponibilizou duas ferramentas que irão facilitar a vida dos torcedores brasileiros no estádio. Na verdade, facilita também a vida dos torcedores de todas as seleções envolvidas na Copa.

Grupos

A primeira delas são os Grupos de Assentos. Todos aqueles que já compraram ingresso na primeira fase de vendas tiveram a possibilidade de criar Grupos de Assentos e convidar outras pessoas para participar.

Assim, a FIFA poderá alocar os torcedores do mesmo grupo na mesma região no estádio. Não existe garantia de que ficarão lado a lado nas arquibancadas, mas essa é a intenção, segundo os organizadores.

Pessoas que fizeram pedidos neste segundo sorteio também podiam criar Grupos ou se juntar a algum já existente.

Possivelmente, esta funcionalidade também estará disponível na próxima fase de vendas.

O próximo período abrirá em 13 de março e privilegiará os torcedores que chegarem primeiro ao sistema de vendas.

Supporter Tickets

FIFA reservou ingressos para torcedores identificados com seleções

Nesta fase de vendas, a FIFA também disponibilizou os Supporter Tickets, ou ingressos para torcedores identificados.

Todos que entraram no sistema de vendas da FIFA e se identificaram como brasileiros (ou como torcedor de outro país), tiveram a oportunidade de pedir ingressos especiais.

Uma porcentagem de bilhetes é reservada para torcedores das seleções envolvidas no jogo. Assim, o torcedor identificado com alguma seleção tem uma reserva para pedir ingressos para o seu time preferido na Copa.

Os ingressos da primeira fase estavam no sistema, já com a definição de estádio, hora do jogo e adversário.

Para as fases seguintes, havia ingressos condicionais. Ou seja, se o torcedor for sorteado para comprar aquele bilhete, será cobrado e terá o ingresso se a sua seleção chegar naquela fase.

Por exemplo, se um brasileiro pedir o ingresso condicional para assistir ao Brasil na final da Copa, só receberá o bilhete caso o time chegue lá. Caso contrário, terá o valor do ingresso reembolsado.

No caso dos jogos do Brasil, todos os ingressos deste tipo tiveram procura muito alta neste sorteio, exceto o jogo da Decisão do Terceiro Lugar.

Possíveis jogos do Brasil na Copa têm alta procura de ingressos

Com os Supporter Tickets (e os ingressos condicionais), a torcida brasileira terá setores específicos dentro do estádio. O mais provável é que a FIFA coloque estes torcedores próximos, de acordo com a categoria do ingresso no estádio.

Não há garantia nem comunicado oficial sobre isso. Apenas estou fazendo um exercício de lógica.

Entrega dos Ingressos

O resultado do segundo sorteio de ingressos para a Copa do Mundo será divulgado até a metade do mês de março.

De acordo com a experiência dos torcedores no primeiro sorteio, é possível que a cobrança nos cartões de crédito daqueles que foram sorteados seja realizada antes.

As confirmações de quais ingressos foram sorteados para cada torcedor também pode chegar antes do prazo.

Todos os ingressos comprados na primeira e na segunda fase de vendas serão entregues via correio gratuitamente pela FIFA. A previsão da entidade é enviar entre os meses de abril e maio.

Porém, não serão entregues por correio os Supporter Tickets (nem os ingressos condicionais). Estes deverão ser retirados na Rússia, de acordo com orientações que ainda serão informadas.

FAN ID

FAN ID Center: centro de distribuição em Samara

A FAN ID, ou identidade de torcedor, é um documento obrigatório para ingressar nos estádios e também dá direito a diversos benefícios.

Alguns deles são: transporte público gratuito nos dias de jogos; visto para entrar na Rússia (brasileiros já são isentos de visto para ir ao país); e trem gratuito entre as cidades-sede.

Os cidadãos russos podem retirar o documento nas centrais de distribuição espalhados pelas cidades mais importantes do país. Já os torcedores de outros países devem receber a FAN ID gratuitamente em casa.

Os detalhes sobre este documento, como emitir, benefícios, e outras informações, estão neste post. Confere lá!

Neste outro post, calculamos com detalhes (centavos e tudo mais) quanto custa ir à Copa do Mundo deste ano.

E se você acha que já está tarde demais para ir à Rússia em 2018, que tal se preparar para a próxima Copa?

Sim, 2022 está logo ali! Fizemos um artigo onde é possível ter uma ideia de quanto custa uma viagem ao Catar para ver o Brasil buscar o hepta (haja otimismo!).

Quatro anos é um bom tempo para se planejar, certo?

Confira o post neste link!