13 Blogs, Perfis e Canais Indispensáveis Para Quem Vai à Copa do Mundo na Rússia

0
1722

Alguns sites são indispensáveis para quem vai à Copa do Mundo na Rússia. Neste post, vamos passar uma lista especial de blogs, perfis e canais que servem exatamente para isso.

Até mesmo os torcedores que vão ficar no Brasil, mas preferem ter informações extras sobre o torneio podem aproveitar. Um dos objetivos deste blog é justamente passar informações completas sobre a Copa do Mundo e seu país-sede.

Detalhe: o que escrevemos aqui não costuma estar na sua emissora de TV, rádio, jornal ou portal preferidos.

Mas, para a nossa alegria, não somos os únicos. Em outro post, já destacamos 13 sites sobre a Copa do Mundo (e sobre a Rússia) que você deveria ler pra ontem.

Hoje, dobramos a lista, indicando também canais de YouTube e perfis do Instagram. Confira, aproveite e clique à vontade!

1
Viagem na Ferrovia Transiberiana é um dos destaques deste blog. Foto: Blog Eduardo e Mônica

Um blog especializado em viagens. Eles já foram à Rússia e trouxeram de lá informações preciosas para aqueles que vão embarcar para a Copa do Mundo.

O post deles é de 2015, mas está super atual e completo. Eles dão informações preciosas sobre a Ferrovia Transiberiana, um trajeto quase mítico de Moscou a Vladivostok.

Além disso, sobram dicas sobre a Sibéria, templos para serem visitados, dicas de comida e bebida. Outro destaque são as fotos maravilhosas que ilustram o post.

Para fechar, eles listam 12 coisas que você precisa saber sobre a Rússia. Muito legal! Além do post que eu destaquei no link acima, eles têm outros textos sobre o país da Copa.

 

2
Texto especial com 25 palavras em russo sobre futebol. Foto: site Russia Beyond

Site de notícias e reportagens sobre a Rússia. No geral, é ótimo pra se informar sobre as atualidades do país e ter informações gerais.

O artigo que destacamos traz algumas palavras em russo indispensáveis para quem vai acompanhar um jogo nos estádios da Copa.

No texto, você vai aprender a como chamar os torcedores, quem é quem no campo e perguntas úteis.

Você encontra também lá no artigo expressões russas para “falar de futebol como se você manjasse muito”.

Quem vai à Copa e não fez a lição de casa de estudar a língua dos anfitriões ainda pode aproveitar essa chance. Não chega a ser um curso, mas já ajuda.

E para quem vai ficar na frente da TV o texto também já é útil para torcer como um russo (mesmo que seja pela nossa Seleção).

 

3
Lala Rebelo tirando onda na Praça Vermelha em Moscou. Foto: Blog da Lala Rebelo

O blog da Larissa Rebelo, mais conhecida como Lala Rebelo, traz um post especial com 11 motivos para você ir à Rússia.

A linguagem do texto é super pessoal, com as impressões que a blogueira teve da passagem dela por lá.

Neste texto, se destacam as dicas específicas do que fazer, comer, comprar, visitar, assistir. As fotos também são bem legais.

A maioria das dicas é de Moscou, mas também tem de São Petersburgo. Como uma viagem dessas não rende só um post, ao final deste texto, a Lala sugere outros testemunhos sobre a Rússia.

 

4
A Arena Volgogrado é destaque em um dos posts recentes do blog Priviet, Rússia. Foto: Comitê Organizador Local

Chegamos a um blog noticioso. Sim, um blog de notícias hospedado no site do maior jornal do país: a Folha de São Paulo.

Este espaço, comandado pelo jornalista Fábio Aleixo, traz curiosidades diariamente sobre a Rússia e a preparação para o Mundial.

Para quem gosta de informações novas todos os dias, esta é uma ótima opção.

O nome do blog faz referência a uma das primeiras palavras que a gente aprende na língua russa. “Priviet” (Привет, em alfabeto cirílico) significa “Oi” em português.

Observação: Minhas professoras de russo enfatizaram “bem enfaticamente” que devemos tratar com “Привет” as pessoas que já são próximas. Para desconhecidos, existe um tipo de “Olá” mais formal (outra hora eu conto).

Como se trata de um blog de notícias, o foco não é um post só. Deixo o link da página inicial e você escolhe qual curiosidade mais interessa a você.

 

5
Imagem interna do Teatro Bolshoi em Moscou. Foto: Blog Contando as Horas

Deixa eu abrir um parênteses: “Contando as Horas é o melhor nome de blog de viagem que eu já vi. Não tem tudo a ver com a expectativa que a gente vive?

Fechando parênteses, esta é uma dica super procurada nos sites de busca por quem vai à Rússia.

A blogueira Bruna Bartolamei ensina neste post em destaque como visitar o Teatro Bolshoi em Moscou.

Este é um dos principais pontos turísticos na capital russa. O teatro em si já vale a visita, mesmo vazio.

A Bruna conta a experiência dela na visita e as impressões que teve do local. Muito interessante para quem se interessa pela história de um lugar tão icônico.

 

6
Home do site do Teatro Bolshoi

Como eu disse, visitar o Bolshoi já deve ser muito legal, mas assistir a uma ópera ou espetáculo de balé nele deve ser inesquecível.

Sem dúvidas, os brasileiros que irão à Rússia devem separar pelo menos uma noite para ir ao Bolshoi.

O site oficial do teatro têm versões em russo e em inglês. Nele, são vendidas as entradas para os espetáculos.

A escolha dos assentos e o pagamento via cartão de crédito são feitos no próprio site.

Você pode ler sobre a história do teatro e ver a lista de todos os espetáculos à venda, com antecedência de até três meses.

 

7
Home do site do Teatro Alexandrinsky

Nem só de Bolshoi vive o balé russo. Na verdade, existem dezenas de grandes teatros espalhados por toda a Rússia com companhias de balé de altíssimo nível.

Espetáculos de ópera renomados também acontecem nestes locais. Em São Petersburgo, o mais famoso é o Mariinsky. Porém, no período da Copa, ele não está oferecendo agenda aberta de espetáculos pelo site.

Assim, uma rápida pesquisa nos levou ao Teatro Alexandrinsky, também localizado no centro de São Petersburgo.

O teatro, que está na sua 261ª temporada, tem extensa agenda de performances durante a Copa do Mundo, incluindo o famosíssimo espetáculo Lago dos Cisnes (Swan Lake).

Aliás, os preços são consideravelmente mais baratos do que os do Bolshoi. No site do Alexandrinsky, é possível ver a imponência do teatro por dentro e por fora.

É mais uma opção para quem não conseguiu ver o espetáculo que queria no Bolshoi ou não tinha tanta grana sobrando para ir no primo mais famoso.

 

8
Cristiano Alves mostra quanto custa fazer compras no supermercado na Rússia. Foto: Canal Russificando

Agora, passamos a indicações de canais do YouTube. O primeiro é o Russificando, do professor Cristiano Alves.

Ele saiu do Brasil em direção à Rússia por paixão à história e cultura do país-sede da Copa do Mundo.

E é justamente este o tópico dos vídeos postados por ele. O papel da Rússia na Segunda Guerra Mundial, metrô de Moscou, custo de vida no país e, claro, Copa do Mundo, estão na pauta dos vídeos do Cristiano.

Vale muito a pena acompanhar o canal para ter uma visão da Rússia diferente da que estamos acostumados a assistir na TV.

 

9
A Luanda fez um vídeo bem legal sobre o Castelo Peterhof, em São Petersburgo. Foto: Canal Privet Rússia

A brazuca estudante de medicina, Luanda, conta pra gente algumas dicas de como não pagar mico na Copa do Mundo.

Pelo menos, é isso que está na descrição. E, na prática, funciona assim mesmo.

Ela faz um estilo de youtuber não tradicional. O que me fez assistir cada vídeo do canal da Luanda é o conteúdo super prático para quem vai ao Mundial.

A maioria das dicas diz respeito e Moscou e São Petersburgo. Meu vídeo preferido é o que ela ensina a trocar dinheiro na Rússia.

 

10
Vídeo do casal ensina a se proteger de golpes na Copa. Foto: Canal Wally e Dasha – Pensando Alto

Eles são um casal youtuber clássico. Ela é russa, ele é brasileiro. Contam causos de casal, interagem com a audiência e também falam… da Rússia.

Tem um vídeo legal sobre Golpes na Copa. E vários vídeos ao longo da playlist com viagens deles ao país da Copa.

Vale bem a pena conferir!

 

11
Perfil oficial da Copa do Mundo gerenciado pela FIFA

Mudamos para o Instagram! O primeiro destaque é o perfil oficial da Copa do Mundo, gerido pela FIFA.

São fotos históricas sobre várias edições da Copa do Mundo e também todos os preparativos do Mundial da Rússia.

Uma das coisas mais legais do perfil é a contagem regressiva para a Copa de 2018. A cada dia, uma curiosidade super legal é contada.

E, como a última Copa foi no Brasil, tem muitas referências sobre a nossa terrinha.

 

12
Perfil da CBF com informações sobre a Seleção Brasileira

Este é o perfil oficial do Instagram da nossa Seleção. Aqui, só se fala na Amarelinha!

Tudo sobre a preparação da Seleção Brasileira de Futebol. O legal é que aí estão incluídas as seleções feminina adulta e as seleções de base.

Todo dia tem atualização com fotos, vídeos, stories e informações atualizadas. Também tem notícias sobre os campeonatos de futebol realizados no Brasil pela Confederação.

 

13
Perfil da jornalista Renata Heilborn, do canal Tô Russa

Por último na nossa lista, mas não menos importante, está o perfil da jornalista Renata Heilborn.

Ela é blogueira, youtuber, mas o nosso destaque vai para o perfil dela no Instagram.

Renata posta fotos dos bastidores do seu trabalho, que inclui gravação de vídeos para o canal “Tô Russa” e para o canal do jornal O Globo.

Nos stories, a jornalista responde a dúvidas de torcedores brasileiros que vão à Copa. Também dá dicas sobre o dia a dia das principais cidades-sede do Mundial.

Recomendo seguir e acompanhar sempre!

 

 

Conclusão

Essa caminhada de se preparar para ir a uma Copa do Mundo é extensa. Se as pesquisas sobre a Rússia se transformassem em quilômetros, acho que já teríamos o correspondente à viagem de ida e volta.

Para não se perder, é bom ter boas fontes e essa é a ideia deste post. Aproveite bem e continue com o nosso blog nos seus favoritos!

Se tiver qualquer dúvida a respeito da Copa pode postar aqui nos comentários que respondo pessoalmente a todos.

E você conhece alguém que vai pra Copa compartilhe esse post nas suas redes sociais.