Está aberta a última chance para torcedores do mundo inteiro comprarem bilhetes para jogos da Copa do Mundo. A terceira fase de vendas de ingressos da Copa começou no último dia 18 de abril e segue até o dia da final do Mundial, em 15 de julho.
Neste post, vamos mostrar as informações mais importantes sobre as vendas de ingressos, a entrega dos bilhetes e o acesso aos jogos.
As fases de venda dos ingressos da Copa
Esta é a terceira fase de vendas de ingressos da Copa do Mundo. As duas anteriores foram divididas em duas etapas cada: sorteio e venda por ordem de chegada.
Esta fase derradeira, chamada de “vendas de último minuto”, é 100% on line. Ou seja, tudo é feito pelo site da FIFA: o login, a escolha dos ingressos para o jogo que se deseja assistir e o pagamento.
A maioria dos bilhetes já foi vendida a torcedores ou destinada a apoiadores e patrocinadores da competição.
No momento, restam poucos ingressos para algumas partidas da primeira fase, além de raros bilhetes para jogos eliminatórios.
Novos ingressos ainda podem ser colocados à venda
O diferencial desta fase de vendas é a possibilidade de revenda dos torcedores e devolução dos patrocinadores.
A entidade máxima do futebol só autoriza comercialização de bilhetes pelo seu site. Na mesma área de membros onde é possível pedir novos ingressos ou ver as suas solicitações anteriores, foi colocado um link para revenda de ingressos.
Nesta seção, os torcedores que desistirem de assistir a algum jogo da Copa no estádio deverão disponibilizar os seus bilhetes.
Estes ingressos aparecerão no site para venda a outros torcedores.
Segundo a FIFA, além dos ingressos revendidos, outros bilhetes poderão aparecer “de surpresa” para os torcedores no site.
Patrocinadores e parceiros da entidade, que têm direito a uma carga de ingressos, ainda podem devolver parte das suas entradas, que seriam disponibilizadas para a torcida.
Portanto, até 15 de julho, dia da final da Copa, novos ingressos devem aparecer para revenda. A questão é: quem estará on line “na hora certa” para comprar estes bilhetes?
O ranking das torcidas
A FIFA anuncia que, nas fases anteriores, já foram vendidos 1.698.049 ingressos da Copa. O Brasil é o segundo país com mais bilhetes comprados, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os russos, é claro, não entram na conta. Só os donos da casa compraram 796.875 entradas. Confira o TOP 10 dos “estrangeiros” pelo número de ingressos comprados:
ESTADOS UNIDOS: 80.161
BRASIL: 65.863
COLÔMBIA: 60.199
ALEMANHA: 55.136
MÉXICO: 51.736
ARGENTINA: 44.882
PERU: 38.544
CHINA: 36.841
AUSTRÁLIA: 34.628
INGLATERRA: 30.711
Como foi dito no post onde trouxemos um guia para comprar ingressos na segunda fase de vendas, é destaque a participação maciça dos sul-americanos que vão atravessar o mundo para ver a Copa na Rússia.
Os Estados Unidos no topo do ranking também surpreende, já que a seleção norte-americana não se classificou para o Mundial.
Nas redes sociais, comenta-se que esta posição se deve a muitos torcedores mexicanos que vivem nos Estados Unidos.
O sistema de vendas de ingressos da Copa considera apenas o endereço de onde é feito o pedido e não o país de origem do torcedor.
A entrega dos ingressos
Todos os ingressos comprados na primeira e na segunda fases de venda serão entregues gratuitamente na casa do torcedor. Isso é o que garante a FIFA, que deu a previsão de envio para os meses de abril e maio.
O endereço de entrega será o mesmo fornecido pelo torcedor no ato da compra.
Já os ingressos da Copa comprados na última fase de vendas deverão ser retirados diretamente na Rússia.
Os Centros de Emissão de Ingressos da FIFA (FIFA Venue Ticketing Centres) abriram no último dia 18 de abril nas onze cidades-sede. Eles funcionarão enquanto houver jogos em cada cidade.
No caso de Moscou e São Petersburgo, estes pontos ficarão abertos até o último dia da Copa do Mundo, 15 de julho.
Inicialmente, os locais funcionarão apenas para retirada dos ingressos da Copa, principalmente para os torcedores russos. Mas, a partir de 1º de maio, os Centros funcionarão também como pontos de venda de ingressos, dependendo da disponibilidade.
Outros pontos de retirada, localizados nos aeroportos, serão abertos em 1º de junho e funcionarão apenas para entrega de ingressos.
Até o dia 31 de maio, os Centros de Emissão de Ingressos da Copa funcionarão nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e nos finais de semana das 10h30 às 19h.
A partir de 1º de junho, o horário de funcionamento passa a ser das 10h às 20h, todos os dias.
Aqui vai a lista completa dos Centros de Emissão de Ingressos da FIFA (FIFA Venue Ticketing Centres). Nela, constam endereço, dia de abertura e de encerramento das atividades em cada cidade-sede:
Ecaterimburgo
Endereço: Vaynera street, 9
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 28/06/2018
Kaliningrado
Endereço: Gvardeiskiy avenue, 3
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 29/06/2018
Kazan
Endereço: Kremlevskaya embankment, 5
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 07/07/2018
Moscou
Endereço: Zhitnaya street, 4
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 15/07/2018
Nizhny Novgorod
Endereço: Gagarina avenue, 29
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 07/07/2018
Rostov-on-Don
Endereço: Poymennaya street,1
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 03/07/2018
São Petersburgo
Endereço: Dobrolubova Avenue, 20 bld.1 litera A
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 15/07/2018
Samara
Endereço: Moskovskoye highway, 81A
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 08/07/2018
Saransk
Endereço: Krasnaya street, 40
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 29/06/2018
Sochi
Endereço: Adler region, Imeretinskaya lowland
Abertura: 18/04/2018. Encerramento: 08/07/2018
Volgogrado
Endereço: Krasnoznamenskaya street, 11
Abertura: 18/04/2018. Fechamento: 29/06/2018
Nos dias em que ocorrerem jogos às 21h (hora local), os Centros de Emissão de Ingressos ficarão abertos até o início da partida.
Os Centros de Emissão de Ingressos localizados nos aeroportos das cidades-sede também entregam ingressos, mas não vendem.
São quatro pontos em Moscou, um em São Petersburgo, um em Kazan e um em Samara. Eles funcionarão das 10h às 20h (hora local) todos os dias.
A abertura será em 1º de junho e o fechamento dos Centros de Moscou e de São Petersburgo será em 15 de julho. O de Kazan funciona até 7 de julho e o de Samara encerra as atividades no dia 8 de julho.
Revenda de ingressos da Copa
A FIFA reforça que o seu site é a única fonte legal para compra de ingressos da Copa do Mundo. Por isso, desde 18 de abril, está disponível um sistema para revenda de bilhetes para aqueles torcedores que desistiram de assistir a alguma partida.
O torcedor pode mudar os seus convidados para a partida, bastando para isso inserir os dados do novo convidado no sistema. Não é possível transferir para outra pessoa o ingresso que está no nome do titular da compra.
A revenda de ingressos da Copa pelo sistema da FIFA obedece a algumas regras:
- Os torcedores que compraram séries de ingressos para acompanhar uma seleção, ou para ver todos os jogos de determinado estádio, somente podem revender o pacote inteiro. Não é permitido o fracionamento;
- A venda deve ocorrer, no máximo, até 3 dias antes da partida. Por exemplo, se você quiser revender no sistema um ingresso comprado para a abertura da Copa, dia 14 de junho, deve concluir a transação até o fim do dia 10;
- Caso o ingresso já esteja impresso ou já tenha sido enviado à casa do torcedor, este precisará entregar o ingresso em um dos Centros de Emissão de Ingressos da Copa em uma das cidades-sede ou enviá-lo de volta por correio;
- Nesse caso, o ingresso deve chegar ao destino até 7 dias antes da partida;
- A revenda não é garantida. É necessário que haja outros torcedores interessados que efetuem a compra para que os valores pagos pelo bilhete sejam devolvidos;
- Se a revenda for concluída com sucesso, o torcedor receberá um reembolso total do valor pago pelo ingresso, menos uma taxa de 10% pelo processamento da revenda.
A chegada da FAN ID
Muitos brasileiros estão com medo de a sua FAN ID não chegar a tempo do embarque para a Rússia. A preocupação é válida por uma série de motivos:
O principal deles é que o documento é necessário para acesso aos estádios e ao transporte gratuito entre as cidades-sede.
A FAN ID também é importante para a chegada de estrangeiros à Rússia. Quem portar o documento estará isento do visto para entrada no país.
Devido ao atraso dos Correios, a entrega está demorando mais do que o previsto em algumas cidades. Porém, a FIFA tomou medidas para tranquilizar os brasileiros.
Recentemente, os torcedores que já solicitaram o documento receberam um e-mail da organização com instruções para imprimir uma FAN ID digital.
Este documento provisório servirá para entrada na Rússia. Quanto a isso, já não haveria problema, pois um acordo entre os países permite a entrada de brasileiros na Rússia sem visto.
Você pode retirar a FAN ID na Rússia
Centro de Distribuição de FAN ID em São PetersburgoA FAN ID digital permite aos torcedores comparecer a um Centro de Emissão de FAN ID em qualquer cidade-sede da Copa para a retirada do documento físico.
Só com a FAN ID real pendurada no pescoço será possível ingressar nos estádios e obter os outros benefícios. Entre eles, o transporte público gratuito nos dias de jogos e as viagens de trem entre as cidades-sede.
Por isso, se a sua FAN ID ainda não chegar até o dia da viagem, não se preocupe. Imprima o documento digital enviado pela FIFA e retire o oficial diretamente na Rússia.
Se você ainda não pediu, a orientação é a mesma. Clique aqui para solicitar a FAN ID no site e pedir para retirar em uma das cidades-sede.
Nesse caso, a sugestão é pedir o quanto antes. O número do pedido é necessário para reservar passagens de trem entre as cidades-sede, caso você precise viajar dentro da Rússia para assistir a algum jogo.
Este é o nosso guia sobre a última fase de venda de ingressos da Copa do Mundo.
Gostou do post? Tem algum amigo que vai pra Copa? Então, compartilha aí nas redes sociais.
Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que eu respondo pessoalmente.