Este artigo apresenta a cidade de Moscou, capital da Rússia e capital do futebol mundial em 2018. A segunda maior cidade europeia espera milhares de fãs de futebol do mundo inteiro para a Copa do Mundo.

Já mostramos em outro post aqui no blog um pouco sobre cada uma das 11 cidades-sede do Mundial.

A partir de agora, vamos viajar de cidade em cidade, trazendo detalhes de todas elas.

Em dois tutoriais completos (este é o primeiro), vamos mostrar tudo o que o Comitê Organizador Local deste megaevento sugere aos torcedores que forem a Moscou.

É isto o que o torcedor e turista que estiver no Mundial poderá ver na capital russa. Também são os lugares com maior probabilidade de aparecer na telinha para quem acompanhará a Copa do Mundo pela televisão.

Como chegar a Moscou?

Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou

A capital da Rússia será a porta de entrada para os torcedores na Copa do Mundo de 2018.

A cidade possui três aeroportos internacionais, recebendo voos diretos de todas as capitais da Europa, além das principais cidades asiáticas e dos Estados Unidos.

O transporte ferroviário também é forte. Moscou tem ligação com toda a Europa e a boa parte da Ásia por trem.

Site para pesquisa de passagens aéreas

Site para pesquisa de passagens de trem

Agora, vamos ver o que Moscou tem a mostrar!

Onde andar a pé em Moscou?

Kremlin de Moscou

Kremlin de Moscou, principal atração turística da Rússia

Esta é, sem dúvida, a principal atração de toda a Rússia. Alguns dos momentos mais importantes da história do país são contados nos monumentos que estão dentro daquela fortaleza.

O Kremlin é mencionado pela primeira vez em 1156. Hoje, sabemos que a fortaleza foi fundada por Ivan III na primeira metade do século XV.

Ele decidiu modificar a fortaleza, substituindo pedras brancas macias e estruturas de madeira por algo mais rígido – e, para isso, convidou arquitetos da Itália.

Todos os governantes russos também resolveram adicionar algo novo ao Kremlin. Ivan III criou a Catedral da Dormição, projetada pelo arquiteto italiano Aristotele Fioravanti em 1479.

Em 1600, Boris Godunov reconstruiu o Grande Campanário de Ivan, e o transformou no edifício mais alto do país, título mantido até o século XVIII.

Após o incêndio de 1701, Pedro, o Grande, mandou retirar todas as estruturas de madeira do Kremlin. Em 1787, Catarina, a Grande, ergueu o Senado do Kremlin em uma colina.

Atualmente, o Kremlin de Moscou também é a residência do presidente da Rússia.

Dentro da fortaleza, estão o Sino Tsar e o Canhão Tsar, construídos em 1735 por ordem da imperatriz Anna Ivanovna. O sino precisou ser decorado por dois anos após a inauguração.

Quando o trabalho chegava ao fim, um grande incêndio o derrubou ao fundo de um poço, de onde só foi tirado por engenheiros 100 anos depois.

O sino nunca foi tocado devido ao seu peso de 200 toneladas. O canhão também jamais disparou um tiro.

Praça Vermelha

A Praça Vermelha é um dos principais pontos turísticos da Rússia

Esta é a principal praça da Rússia, expressão ligada a este país até por quem recém aprendeu a aponta-lo no mapa. É também uma das primeiras imagens do país a aparecer em filmes que retratam a Rússia.

A Praça Vermelha está no coração de Moscou. Ao seu redor estão o Kremlin, o Museu Histórico do Estado, a famosa loja GUM e a Catedral de São Basílio.

À beira do Rio Moscou, a Praça Vermelha lembra grandes nomes da história da Rússia, como Vladimir Lênin, Joseph Stalin e Maxim Gorky, da Revolução Russa, além de Kuzma Minin e Dmitry Pozharsky, que libertaram Moscou da ocupação polonesa no século XVII.

Muitos turistas passam pela praça durante todo o ano. No período próximo ao Natal, são realizadas feiras, com patinação, comidas típicas e venda das famosas porcelanas russas.

Outro marco importante do ano é o dia 9 de maio, quando se comemora o Desfile Militar da Vitória, pelo fim da Segunda Guerra Mundial. Os russos a chamam de Grande Guerra Patriótica.

Um dos principais marcos da Praça Vermelha é a Torre Spasskaya, com 71 metros de altura. O arquiteto italiano Pietro Antonio Solari, que também trabalhou no moderno Kremlin, construiu a torre em 1491.

Passando da Praça Vermelha para o Jardim de Alexandre, é possível ver nas fachadas do Museu Histórico do Estado e a estátua equestre do marechal Georgy Zhukov, comandante militar soviético.

Ali também se encontra a Catedral de São Basílio, o templo mais facilmente reconhecido de Moscou. São Basílio não é apenas uma, mas nove igrejas com 11 cúpulas.

A ordem para a construção da igreja foi dada por Ivan, o Terrível, após a vitória sobre o Canato de Kazan. Hoje, a Catedral de São Basílio tem status de museu.

Onde ver o melhor da cultura de Moscou?

Galerias e Mostras de Arte

Centro de Design Artplay

A famosa galeria Artplay se especializou como um centro de design, com ênfase na arquitetura e design de interiores.

Além da venda de produtos, há também shows de arte no local. Nos últimos anos, exposições temáticas sobre Van Gogh e Michelangelo fizeram sucesso.

Ali perto, outro espaço para a arte contemporânea: o Winzavod, nome de uma antiga vinícola, onde hoje a arte moderna é promovida para a população em geral.

Winzavod abriga cerca de uma dúzia de galerias e estúdios de arte. Além de inúmeros shows de arte e festivais, o espaço oferece aulas para artistas.

Na Praça Vermelha, no terceiro andar da loja de departamentos GUM, está localizada a galeria Pobeda. Lá, são apresentados trabalhos fotográficos de artistas russos e estrangeiros.

Mais tradicional, a Casa Central do Artista foi criada em 1964. Já recebeu desfiles de moda e mostras de arte francesa.

Já passaram pelo local o estilista Yves Saint-Laurent e o fotógrafo Henri Cartier-Bresson. Quadros de Salvador Dali também já foram expostos no local.

Atualmente, a Casa Central do Artista oferece shows temporários, além de suas exposições permanentes, algumas das quais dedicadas à arte da era soviética.

Museus

Museu Histórico do Estado

A coleção do Museu de Moscou tem cerca de 800 mil itens, entre arquivos valiosos, objetos domésticos, livros, moedas e pinturas.

As peças do museu foram expostas pela primeira vez no século XIX, em Nizhny Novgorod. O museu realiza exposições e oferece programas educacionais para crianças.

Em um memorial erguido em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial, foi construído também o Museu da Grande Guerra Patriótica.

Apesar de ter sua ideia inicial concebida antes mesmo do fim da guerra, a construção só foi feita na década de 1990.

Uma das seções do museu é dedicada ao Exército Vermelho nos anos anteriores à guerra, e o resto abrange o andamento da Segunda Guerra Mundial. A última seção é intitulada “Vitória”.

O Museu de Arte Moderna de Moscou é dividido entre quatro edifícios no centro da cidade. O edifício em Petrovka é considerado a sede do museu.

Foi lá que o escultor russo Zurab Tsereteli apresentou sua coleção particular em 1999, contendo obras de Salvador Dali e Pablo Picasso ao lado dos expoentes da vanguarda de Moscou.

O núcleo da coleção é formado por artistas russos, como Kazimir Malevich, Natalia Goncharova, Wassily Kandinsky, Ilya Kabakov e Alexander Melamid.

A arte estrangeira também está presente, mais notavelmente, Joan Miró, Fernand Léger e Henri Rousseau.

O Museu Histórico do Estado, localizado na Praça Vermelha, reúne milhares de artefatos da história russa e mundial, desde os primórdios até hoje.

Ao todo, são cerca de 5 milhões de itens e 14 milhões de documentos históricos. O museu foi construído pelo Imperador Alexandre III, demorou 11 anos para ser erguido, sendo inaugurado em 1883.

Alguns destaques da coleção são o machado ornamentado com o símbolo da dinastia Rurik; o sabre de Napoleão; e o Codex Mosquensis II (um texto grego do século IX dos Evangelhos).

Teatros e Salas de Concerto

Teatro Bolshoi

Um dos teatros mais famosos do mundo está em Moscou. Idealizado em 1776 pela imperatriz Catarina II, o Bolshoi só abriu as portas oficialmente em 1856 para a coroação de Alexandre II.

Hoje, amantes de balé, ópera são acompanhados por qualquer pessoa interessada em ver a grandiosidade do prédio e suas peças de ouro, cristal e até seu elevador transparente de alta velocidade.

Para agradar tanto o público moderno quanto os tradicionais, o Bolshoi divide sua programação.

O New Stage (Novo Palco), inaugurado em 2002, se dedica a receber novas experiências culturais e teatrais e tem bilhetes bem mais baratos do que o Historic Stage.

Ao mesmo tempo, no Palco Histórico dominam os clássicos de balé, como Lago dos Cisnes, Giselle, O Quebra-Nozes, e da ópera, como Carmen, La Traviata e Don Carlo.

O teatro acadêmico estadual de Vakhtangov tem uma história de um século e começou como um estúdio anexado ao Teatro de Arte de Moscou.

Durante décadas, a assinatura da empresa foi a princesa Turandot de Carlo Gozzi, encenada por seu fundador, Yevgeny Vakhtangov, e aclamada como uma das melhores produções teatrais de todos os tempos.

Sob nova direção, o repertório do teatro é composto de clássicos, mas os gêneros “leves”, como comédia e opereta, não são excluídos.

A Sala de Concertos Tchaikovsky está localizada em um anfiteatro com 1535 lugares e teto esférico, como um planetário. No local já funcionou um teatro no início do século XX.

O edifício, equipado com um grande órgão, tornou-se um local elegante para concertos de música clássica.

A Sala de Concertos Tchaikovsky também já serviu como espaço de ensaio e concerto do célebre conjunto de danças folclóricas Igor Moiseev desde 1940.

O lobby acima da estação de metrô Mayakovskaya, designado como um importante marco arquitetônico, está na esquina do prédio.

Onde se divertir com a família em Moscou?

Circos e zoológicos

Moskvarium – o oceanário de Moscou

O aquário Moskvarium, inaugurado em 2015, tem oito mil espécies de água salgada e peixes de água doce e animais de água de todos os tamanhos e cores em 80 aquários.

Há também um teatro com shows de leões marinhos, morsas e baleias, além de uma piscina para nadar com os golfinhos.

O aquário também tem uma sala onde é possível tocar uma arraia ou uma estrela do mar. O Moskvarium coleciona ainda peixes de água doce russa, como o esturjão, que raramente é vista nos aquários.

O antigo Zoológico de Moscou foi fundado em 1864 pela Sociedade Imperial Russa para a Aclimatação de Animais e Plantas.

Mais do que divertir o povo de Moscou, o objetivo da sociedade era também estudar animais e plantas.

O Zoológico contempla hoje um extenso complexo científico e educacional de 22 hectares, com animais raros e laboratórios de pesquisa.

Também foi montado um zoológico infantil povoado por personagens animais de contos populares russos e numerosos grupos de estudo para crianças.

Na parte antiga do Zoológico, você encontrará jaguares, girafas, zebras, guepardos, morsas e ursos pardos.

O pavilhão Mundo Noturno tem roedores meio cegos e o pavilhão casa dos Pássaros traz aves raras.

A nova parte do Zoológico é o lar de macacos, ursos polares, crocodilos, cobras e peixes raros. Geralmente, o zoológico está lotado, principalmente aos finais de semana.

Um dos circos mais antigos de Moscou foi administrado por muitos anos pelo excelente ator e palhaço russo, Yuri Nikulin.

Atualmente é administrado por seu filho Maxim Nikulin, que trata o legado de seu pai e a tradição do circo soviético com respeito.

Os números apresentados parecem ter saído de cartazes de circo antigos. Outro destaque é o pastel servido aos visitantes, que não muda sua receita há décadas.

Atividades físicas e ao ar livre

Hotel Cosmos oferece centro fitness

No Complexo Equestre Bitsa, há piscina de quatro raias de 25 metros, com sauna e preços atrativos.

O Parque de Trampolim Nebo tem pontos diferenciados ​​para praticar vários saltos. No local, há chuveiros, vestiários e treinadores para orientar os saltos.

O visitante precisa apenas de meias especiais para saltar dos trampolins, que podem ser compradas no local. Crianças com menos de 3 anos não pagam ingresso na companhia dos pais.

Já o centro fitness do Hotel Cosmos está disponível até mesmo para quem não está hospedado no hotel. A piscina tem 240 metros quadrados.

Uma área única com uma profundidade de 1,4 m a 1,7 m, um comprimento de 23 metros e uma largura de 14 metros. Além da própria piscina, o centro fitness oferece aeróbica aquática, sauna e outras atividades.

A Parede de Escalada Sokolinaya Gora está localizada ao ar livre no Parque Sokolniki. Quem organiza os trabalhos por lá é a Federação de Escalada da Rússia e da Federação de Escalada de Moscou.

A altura da parede é de 15 metros. O parque de escalada está aberto somente durante as estações mais quentes.

 

E esta é a primeira parte do especial sobre Moscou, a cidade que será a capital do futebol em 2018. Na segunda parte, traremos muitas outras atrações da cidade.

Quer saber mais sobre algo de Moscou? Deixe um comentário abaixo e incluiremos no próximo post.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo Será o Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo: O Guia Absolutamente Completo
Próximo artigoComo Comprar Ingressos Para a Copa do Mundo na Segunda Fase de Vendas
Meu nome é Tiago Medeiros, sou jornalista, locutor de rádio e, agora, também blogueiro. Nascido em Santa Maria-RS, moro em Brasília-DF desde 2011. Sou apaixonado por futebol, basquete e esportes em geral. Depois de viver intensamente uma edição da Copa do Mundo de futebol e dos Jogos Olímpicos no Brasil, vi que os estrangeiros eram os que mais se divertiam. Então, criei coragem para atravessar o mundo e acompanhar estes eventos fora do país. Durante o planejamento para esta jornada, me dei conta de que outros brasileiros também gostariam de fazer o mesmo e precisavam de informações detalhadas que os ajudassem. Para isso, surgiu o BlogTiagoMedeiros.com. Espero poder ajudar os aficionados por esporte com os nossos posts. Se tiver qualquer dúvida, já sabe. Envie por e-mail, nos comentários dos posts ou pelas redes sociais. Assim que eu vejo, respondo a todos.