Esportes Olímpicos: Conheça as Modalidades dos Jogos de Tóquio em 2021

1
976
Anéis olímpicos em frente ao Estádio Nacional de Tóquio

Chegou a hora de falar sobre esportes olímpicos! No dia 23 de julho, começa mais uma edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, capital do Japão.

Esta Olimpíada já está na história muito antes de começar. A pandemia de covid-19 provocou, de forma inédita, o adiamento das competições olímpicas de 2020 para 2021. Além disso, torcedores estrangeiros estão proibidos de comparecer aos Jogos.

Mesmo com todas as mudanças, os Jogos de Tóquio em 2021 estão confirmados com 33 esportes olímpicos na programação. Serão 339 eventos acontecendo em 42 instalações.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 23 de julho e a de encerramento será em 8 de agosto. Como de costume, dois esportes olímpicos começam suas disputas antes: futebol e beisebol/softbol têm suas rodadas iniciais no dia 21 de julho.

 

Sobre a série Esportes Olímpicos

Começamos agora esta série no blog sobre todos os esportes olímpicos confirmados para a Olimpíada de 2021. Apesar de ser uma edição diferente dos Jogos, com certeza todos os torcedores sentirão a mesma alegria de sempre quando os seus atletas preferidos subirem ao pódio.

Você vai acompanhar aqui uma sequência de 20 postagens. Cada um deles trará detalhes dos 33 esportes olímpicos. As autoras dos textos são Lara Kinue Tanno e Lívia Torres.

Confira a seguir o calendário de publicações:

Simone Biles: um dos principais nomes da atualidade nos esportes olímpicos

Sobre as redatoras

Lara Kinue Tanno

Meu nome é Lara Kinue Tanno, tenho 23 anos e sou estudante do 7º semestre de Jornalismo, da Universidade de Brasília. Sou apaixonada por esportes, com um grande espaço no meu coração para o Futebol Americano.

Bisneta de um casal de japoneses nascido em Fukushima, cidade que deu início ao revezamento da tocha olímpica, estive recentemente no país e me apaixonei pela cultura e pelo local. A viagem me deixou ainda mais empolgada com os Jogos Olímpicos de Tóquio, o que me motivou a querer colaborar com o blog.

Com um coração nipo-brasileiro, acredito no grande sucesso do Japão como país sede e anfitrião dos jogos, mas torço muito para que as equipes brasileiras voltem com todas as medalhas para casa.

Lívia Torres

Meu nome é Lívia Torres, tenho 23 anos, sou de Brasília e formada em jornalismo. Durante minha graduação realizei coberturas na área social, política e cultural.

Aceitei o desafio de escrever pela primeira vez sobre os esportes que estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e fiquei fascinada com a complexidade e história de cada modalidade.

Este ano, acompanhar as Olimpíadas terá um sentido ainda mais especial para mim. E claro, estarei torcendo muito para que o Brasil conquiste várias medalhas.

 

Sobre os Jogos Olímpicos

Estádio Nacional de Tóquio: uma das 42 instalações olímpicas de 2021

Os Jogos Olímpicos são um megaevento esportivo internacional celebrado a cada quatro anos como um festival esportivo global por pessoas de todo o mundo.

Atualmente, os Jogos Olímpicos são realizados no verão e no inverno, com o objetivo final de cultivar as pessoas e a paz mundial por meio do esporte.

De acordo com o site oficial do evento, a 29ª edição dos Jogos, realizada em Pequim em 2008, teve a participação de atletas de 204 países e regiões. Londres sediou as Olimpíadas de 2012, em comemoração aos 30º Jogos Olímpicos.

As informações a seguir estão disponíveis no site oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio (www.tokyo2020.org).

Os Jogos Olímpicos antigos

As raízes dos Jogos Olímpicos de hoje remontam aos antigos Jogos Olímpicos, realizados há 2.800 anos. Também conhecido como “Olimpíada”, o evento aconteceu na região de Olímpia, na Grécia antiga.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), existem várias opiniões sobre suas origens. Diz-se que o evento foi uma festa atlética e artística dedicada à adoração dos deuses. Mas os antigos Jogos Olímpicos foram dificultados por numerosos conflitos e finalmente chegaram ao fim no ano 393 DC.

Os Jogos Olímpicos Modernos

Então, 1.500 anos depois, em 1892, um educador francês chamado Barão Pierre de Coubertin deu início ao movimento de renascimento olímpico.

A ideia do Barão de Coubertin de restabelecer os Jogos Olímpicos foi apresentada ao público no congresso internacional em Paris, 1894. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Dois anos depois, os inesquecíveis primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em Atenas, na Grécia, a terra natal dos antigos Jogos Olímpicos. A capital grega voltou a receber uma edição olímpica em 2004.

Os cinco anéis – o conhecido símbolo dos Jogos Olímpicos – também foram criados pelo Barão de Coubertin. Eles expressam a solidariedade dos cinco continentes do mundo.

Jogos Olímpicos no Japão

Como informa oficialmente o site do COI, o educador japonês Jigoro Kano é considerado o “pai do Movimento Olímpico” no Japão. Ele era o diretor da Escola Normal Superior de Tóquio (atualmente conhecida como Universidade Tsukuba) e fez grandes esforços para promover o judô.

Em 1909, Kano se tornou o primeiro membro do COI a servir na Ásia. Em seguida, ele estabeleceu a Associação Desportiva do Japão em preparação para a eventual participação do Japão nos Jogos Olímpicos.

Em 1911, ele organizou uma competição de qualificação olímpica, da qual o corredor de curta distância Yahiko Mishima e o maratonista Shiso Kanaguri se classificaram para os Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo. Esta foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos em que participaram atletas japoneses.

Olimpismo

A noção de olimpismo que o Barão de Coubertin defendia era a elevação da mente e da alma, superando as diferenças entre nacionalidades e culturas, abraçando a amizade, um senso de solidariedade e jogo limpo.

Em última análise, isso contribuiria para a paz e a melhoria mundiais – um ideal que foi transmitido sem diminuir até hoje. Como resultado, ele é reverenciado como o “Pai das Olimpíadas”.

Além dos temas olímpicos de “esportes” e “cultura”, outro foco hoje é o “meio ambiente”. Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para a comunidade internacional direcionar sua atenção para as questões ambientais globais.

 

O Movimento Olímpico

O início do trajeto da tocha olímpica acontece na Grécia

O Movimento Olímpico é liderado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), guiado pela filosofia do Olimpismo, que busca promover a paz mundial e a melhoria da sociedade.

O Movimento Olímpico é adotado em todo o mundo, e a Carta Olímpica escolheu a marca dos cinco anéis que se cruzam como seu símbolo.

O Comitê Olímpico Internacional é totalmente responsável pelo avanço do Olimpismo de acordo com a Carta Olímpica. O COI reconhece 205 países e regiões e hospeda os Jogos Olímpicos de verão e inverno.

Principais Organizações

O Movimento Olímpico é promovido por várias pessoas e organizações. Os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais também são membros do Movimento Olímpico.

Os Comitês Olímpicos Nacionais enviam suas delegações nacionais aos Jogos Olímpicos. No Brasil, o órgão responsável é o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Já as Federações Internacionais são as organizações desportivas internacionais que regem cada desporto específico e detêm plena autoridade sobre o funcionamento das respectivas competições durante os Jogos. São elas as responsáveis pelo pleno desenvolvimento dos esportes olímpicos ao redor do planeta.

Atividades do Movimento Olímpico

Algumas das principais atividades nas quais o Movimento Olímpico está envolvido são o antidoping, a participação feminina e o apoio econômico.

O doping – o uso de agentes para aumentar os músculos e outras substâncias proibidas para melhorar o desempenho – não é apenas ilegal, mas pode ter efeitos prejudiciais graves no corpo.

Como tal, o COI assumiu um papel indispensável no estabelecimento da Agência Mundial Antidopagem (WADA) para combater o doping no esporte.

As mulheres não tinham permissão para competir nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, e foi só nos Jogos Olímpicos modernos inaugurais em Atenas que elas foram recebidas como participantes.

Como resultado do movimento feminino, bem como do esforço do grupo de trabalho do COI, muitas atletas do sexo feminino passaram a participar dos Jogos. A edição dos Jogos Olímpicos de Paris, marcada para 2024, promete ser a primeira em que o número de atletas mulheres será igual ao de homens.

Por meio do programa de ajuda “Solidariedade”, o COI desempenha um papel importante no fornecimento de apoio financeiro a atletas e treinadores que vivem em sociedades economicamente carentes.

Os fundos são alocados para bolsas de estudo, construção de instalações esportivas e outras atividades destinadas a melhorar a experiência e o desempenho de todos.

Outra atividade central do Movimento Olímpico são os Jogos Paraolímpicos – o ápice dos eventos esportivos para atletas com deficiência.

Os Jogos Paraolímpicos são hospedados imediatamente após os Jogos Olímpicos e os níveis de desempenho estão aumentando em um ritmo rápido.

 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964

Yoshinori Sakai acendeu a pira olímpica nos Jogos de Tóquio em 1964

Em 10 de outubro de 1964, a 18ª edição dos Jogos Olímpicos começou com a Cerimônia de Abertura no Estádio Nacional Kasumigaoka. Ao todo, 5.133 atletas de 93 nações e regiões demonstraram suas habilidades excepcionais em 163 eventos em 20 competições esportivas.

Foram os primeiros Jogos Olímpicos realizados na Ásia e um enorme sucesso.

Em conjunto com este evento importante, Tóquio experimentou desenvolvimentos dramáticos em sua infraestrutura do pós-guerra, incluindo a construção da Metropolitan Expressway e da ferrovia Tokaido Shinkansen (“o trem-bala”).

Este tipo de grande progresso na capital serviu como um trampolim para uma era de rápido crescimento econômico no Japão, demonstrando sua restauração milagrosa para o mundo.

Atletas que inspiraram o Japão

Os atletas japoneses deram um show olímpico notável, recebendo 29 medalhas, incluindo 16 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze.

Um dos momentos mais memoráveis foi o histórico jogo de medalha de ouro do time japonês de vôlei feminino contra um time formidável e tenaz da União Soviética.

Muitos atletas internacionais de destaque ganharam popularidade no Japão. Entre eles, Abebe Bikila, duas vezes medalhista de ouro na maratona masculina da Etiópia, e Vera Caslavska, da Tchecoslováquia, que conquistou o coração dos fãs com seu maravilhoso desempenho na ginástica.

Conquistas dos Jogos de 1964

Os Jogos de 1964 não serviram apenas como uma força motriz do desenvolvimento urbano e do crescimento econômico. Seu papel na promoção do esporte no Japão não deve ser esquecido.

O esporte se tornou parte integrante da vida dos japoneses, com a popularidade do futebol levando à criação da liga nacional e ao surgimento de clubes esportivos em todo o país.

 

Quais são seus esportes olímpicos preferidos?

Está na hora de conhecermos todos os esportes olímpicos da programação de Tóquio em 2021. Está ansioso para ler sobre qual deles?

Deixe seu comentário abaixo contando qual modalidade você não deixa de assistir. E compartilhe este texto e esta série com quem gosta de esportes e de Jogos Olímpicos e também vai passar as madrugadas de julho e agosto torcendo pelo Brasil.