Atletismo nas Olimpíadas de Tóquio: história, modalidades e calendário de competições

0
1389
Usain Bolt ganhou medalhas de ouro no atletismo nas Olimpíadas de 2008, 2012 e 2016

Dando continuidade à nossa série de posts sobre os esportes presentes na programação dos Jogos de Tóquio de 2021, vamos falar sobre o Atletismo nas Olimpíadas. A seguir, você vai conhecer a história, as modalidades e o calendário de competições.

A história do atletismo nas Olimpíadas está presente desde a primeira edição dos Jogos, realizada na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia há 776 a.C.

Porém, o modelo de atletismo que conhecemos hoje foi desenvolvido do século XIX, na Inglaterra. O esporte foi dividido entre competições de metros rasos, corrida com barreiras, obstáculos, revezamentos, saltos e arremessos.

Atualmente o atletismo é o maior esporte individual dos Jogos Olímpicos, com provas de campo e pista. A pista de atletismo é oval e segue a medida padrão de 400 metros, segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Quase todas as competições de atletismo nas Olimpíadas serão realizadas no Estádio Olímpico de Tóquio. A capacidade total da arena é de 68 mil espectadores. As únicas exceções são a maratona e a marcha atlética, marcadas para o Parque Sapporo Odori, na cidade de Sapporo.

Quais são as provas de atletismo nas Olimpíadas?

Salto com vara é uma das modalidades do atletismo nas Olimpíadas. Em 2016, o brasileiro Thiago Braz conquistou o ouro

Modalidades de Atletismo: Corridas

As corridas exigem velocidade dos atletas para alcançarem o objetivo da prova. Elas são realizadas em uma pista dividida por faixas ao longo de toda sua extensão.

A modalidade é dividida em sete categorias, que são de 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1.500 metros, 5 mil metros e, por último, 10 mil metros rasos, todas disputadas por homens e mulheres.

Modalidades de Atletismo: Corrida com barreiras

A corrida com barreiras tem a modalidade de 110 metros rasos, disputada apenas pelos homens, com barreiras de 1,07 metros de altura. Já os 100 metros, disputados apenas pelas mulheres, têm as barreiras com 0,84 metros de altura.

Os 400 metros rasos são disputados por homens e mulheres. As barreiras têm altura de 0,91 metros de altura para os homens e 0,76 metros para as mulheres.

Nessa modalidade, os atletas precisam percorrer a pista e pular mais de dez barreiras. Não é infração se o atleta derrubar a barreira, a menos que a organização considere que tenha sido feito propositalmente.

Modalidades de Atletismo: Corrida com obstáculos

Homens e mulheres competem a corrida com obstáculos, que tem 3 mil metros de distância. Cada volta na pista tem quatro barreiras e um fosso d’água, que os atletas devem saltar. Na prova, os atletas saltam sobre as barreiras um total de 28 vezes e sete vezes pelo fosso d’água.

Modalidades de Atletismo: Revezamento

A corrida com revezamento é dividida no 4×100 metros e no 4×400 metros, ambos disputados por homens e mulheres. Cada equipe é composta por quatro corredores, e cada equipe ocupa uma raia da pista.

No final de cada percurso feito por um corredor da equipe, tem uma área de 20 metros destinada para a passagem do bastão de uma atleta para o outro pode seguir a prova.

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, este ano o revezamento 4×400 metros misto, será uma novidade. Cada equipe será composta por quatro atletas, duas mulheres e dois homens.

Modalidades de Atletismo: Maratona e marcha atlética

A maratona faz parte das Jogos Olímpicos desde Atenas em 1896. A maratona feminina foi incluída como esporte olímpico apenas em Los Angeles, na edição de 1984.

O esporte é a última prova realizada nas Olimpíadas, por exigir muita resistência dos atletas que percorrem um trajeto de 42,195 km. Ela é realizada em vias públicas, com a presença de espectadores, de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

A marcha atlética é uma modalidade que consta em uma progressão de passou, e pelo menos um dos pés do atleta deve sempre manter contato com o solo. E a perna que avança deve se manter reta até o pé tocar o chão.

A marcha atlética estreou como esporte olímpico nos jogos de Londres em 1908, e era realizado na pista de atletismo com a distância de 3,500 metros. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, a modalidade saiu das pistas e passou a ser realizadas nas ruas.

A modalidade de 20 km de distância é disputada por homens e mulheres. Apenas a prova de 50 km de distância é uma modalidade exclusivamente masculina.

Modalidades de Atletismo: Saltos

As provas do atletismo de saltos e arremessos se iniciam com uma fase qualificatória para definir os atletas que serão finalistas, de acordo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As modalidades femininas e masculinas são idênticas desde os Jogos Olímpicos de 2000, realizados em Sydney. A categoria masculina, que serviu como base para a feminina, teve sua última alteração feita em 1908, em Londres, com a inclusão do lançamento de dardos.

A prova de salto é dividida em quatro categorias.

No salto em altura, os atletas correm para tomar impulso e saltar, geralmente de costas, por cima de uma barra horizontal, encaixada em um aparato.

Cada atleta tem direito a três saltos iniciais, com altura determinada pelo juiz. Se um dos saltos for executado corretamente, o atleta segue na disputa e precisa subir pelo menos dois centímetros a altura do obstáculo.

No salto em distância, o atleta corre para tomar impulso e deve saltar com os dois pés em uma caixa de areia. Cada atleta tem três tentativas de salto e vence aquele que saltar mais longe.

No salto com vara, o atleta usa uma haste flexível que ele apoia no chão para tomar impulso e saltar sobre uma barra horizontal. Não existe problema se o atleta tocar na barra, só não é permitido derrubá-la.

Salto triplo começa com uma corrida de impulso. O atleta realiza três saltos consecutivos antes de cair em uma caixa de areia. O salto se inicia com o atleta dando um impulso com a perna ligeiramente flexionada, e vai alternamento a perna que irá dar impulsão no salto seguinte, até serem completados os três saltos e o pouso.

O salto é invalidado caso o atleta pise na linha de impulsão, que se encontra no final da tábua de impulsão.

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, conquistou o bronze no salto triplo em duas edições de Jogos Olímpicos (1976 e 1980)

Modalidades de Atletismo: Arremessos

A modalidade de arremessos a distância é dividida em quatro categorias: arremesso de peso, martelo, disco e dardo.

No arremesso de peso, os atletas precisam jogar o peso, que tem o formato de uma bola, o mais longe possível.

O peso da categoria masculina tem 7,26 kg, geralmente é feito de chumbo, ferro fundido ou bronze e possui um diâmetro de aproximadamente 12 centímetros.

Na categoria feminina, o peso tem 4 kg e diâmetro aproximado de 9 centímetros.

Na categoria arremesso de martelo, o atleta fica dentro de uma base de concreto circular de 2,135 metros de diâmetro. O local onde o lançamento é feito é envolto por redes, para proteção dos espectadores.

O martelo é uma esfera de metal, que pesa 7,26 kg na categoria masculina e 4 kg na feminina. A esfera é presa a um cabo de aço, que em outra extremidade tem uma manopla, para o atleta segurar o martelo.

Existem algumas infrações que podem invalidar o arremesso, como o atleta pisar fora da área demarcada ou demorar mais de 1 minuto para arremessar.

O vencedor é aquele que arremessar o martelo mais longe. Para dar mais impulsão no arremesso, os atletas normalmente giram duas ou três vezes antes.

No lançamento de disco, o atleta segura o disco com os dedos e o mantém próximo do seu antebraço no momento do arremesso.

O disco é um prato de metal, que mede entre 180 e 182 mm de diâmetro, e tem entre 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg, na categoria feminina. Na categoria masculina, o disco mede entre 219 a 221 mm de diâmetro, e entre 44 e 46 mm de espessura, pesando 2 kg.

E por fim o lançamento de dardos é prova em que o atleta arremessa uma lança feita de metal, fibra de vidro ou carbono. Para as mulheres a lança mede 2,3 metros de comprimento e pesa 600 gramas. Para os homens, ela mede 2,7 metros de comprimento e pesa 800 gramas.

Todos os atletas iniciam a prova com três lançamentos, depois os oito melhores classificados poderão lançar o dardo mais três vezes.

Diferente da técnica de lançamento de outros aparatos, no lançamento de dardo não é permitido que o atleta vire o rosto ou corpo em outra direção que não seja a frente para onde o dardo será jogado.

Modalidades de Atletismo: Decatlo e heptatlo

Modalidade exclusivamente masculina, o decatlo é uma competição composta por dez provas que fazem parte do atletismo.

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, o decatlo será dividido em dois dias. O início será no dia 4 de agosto, e terá as competições de 100 metros rasos, salto em distância, salto em altura, 400 metros rasos e arremesso de peso.

No segundo dia, 5 de agosto, serão realizadas as provas de arremesso de disco, 1,500 metros rasos, corrida de 110 metros com barreiras, salto com vara e arremesso de dardos.

A categoria feminina é chamada de heptatlo e é composta por sete provas. O heptatlo também será dividido em dois.

O primeiro dia, 4 de agosto, terá as provas de corrida de 100 metros rasos com barreiras, salto em distância, arremesso de peso e 200 metros rasos.

No segundo dia, 5 de agosto, serão realizadas as provas de salto em distância, arremesso de dardos e 800 metros rasos.

A pontuação é determinada com base em uma tabela de pontos, que define quanto cada performance merece ser pontuada.

Atletismo brasileiro nas Olimpíadas

O Brasil tem 28 vagas confirmadas no atletismo nas Olimpíadas de Tóquio, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil.

Ao todo, o Brasil já ganhou 17 medalhas nos Jogos Olímpicos pelo atletismo. São cinco de ouro, três de prata e nove de bronze.

Segundo o Ranking Olímpico da federação internacional de atletismo, realizada em 2018, o Brasil teve 44 atletas considerados entre os melhores do mundo no atletismo.

Alguns atletas brasileiros já conquistaram mais de uma medalha para o Brasil nas Olimpíadas, como Adhemar Ferreira da Silva que ganhou duas medalhas de ouro pelo salto triplo. A primeira foi em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, e a segunda em Melbourne, em 1956.

Calendário do Atletismo nas Olimpíadas de Tóquio em 2021

Estádio Olímpico de Tóquio receberá quase todas as competições do atletismo nas Olimpíadas em 2021

30 de julho – Estádio Olímpico

  • 3000 m com obstáculos masculino – rodada 1
  • Salto em altura masculino – rodada de qualificação
  • Lançamento do disco masculino – rodada de qualificação
  • 800 m feminino – rodada 1
  • 400 m com barreiras masculino – rodada 1
  • 100 m feminino – rodada 1
  • 5000 m feminino – rodada 1
  • Salto triplo feminino – rodada de qualificação
  • Arremesso de peso feminino – rodada de qualificação
  • Revezamento Misto 4 x 400m – Rodada 1
  • 10.000 m masculino – final

31 de julho – Estádio Olímpico

  • 400 m com barreiras feminino – 1ª rodada
  • Lançamento do disco feminino – rodada de qualificação
  • Salto com vara masculino – rodada de qualificação
  • 800 m masculino – rodada 1
  • 100 m com barreiras feminino – rodada de qualificação
  • 100 m masculino – rodada preliminar
  • 10.000 m masculino – cerimônia da vitória
  • Salto em distância masculino – rodada de qualificação
  • 100 m feminino – semifinais
  • 100 m masculino – rodada 1
  • Lançamento do disco masculino – final
  • 800 m feminino – semifinais
  • Final Misto de Revezamento 4 x 400m
  • 100 m feminino – final

1º de agosto – Estádio Olímpico

  • Lançamento do martelo feminino – rodada de qualificação
  • 3000 m com obstáculos feminino – rodada 1
  • Salto em distância feminino – rodada de qualificação
  • Lançamento do Disco Masculino – Cerimônia da Vitória
  • Lançamento do peso feminino – final
  • 400 m masculino – rodada 1
  • Misto 4 x 400m Revezamento – Cerimônia de Vitória
  • 100 m feminino – cerimônia da vitória
  • Salto em altura masculino – final
  • 100 m masculino – semifinais
  • 100 m com barreiras feminino – semifinais
  • Lançamento do Peso Feminino – Cerimônia da Vitória
  • Triplo salto feminino – final
  • 800 m masculino – semifinais
  • 400 m com barreiras masculino – semifinais
  • Salto em Altura Masculino – Cerimônia da Vitória
  • 100 m masculino – final

2 de agosto – Estádio Olímpico

  • Lançamento do martelo masculino – rodada de qualificação
  • 1500 m feminino – rodada 1
  • Salto Triplo Feminino – Cerimônia da Vitória
  • Salto em distância masculino – final
  • 200 m feminino – rodada 1
  • 100 m com barreiras feminino – final
  • 100 m masculino – cerimônia da vitória
  • Salto em distância masculino – cerimônia da vitória
  • Salto com vara feminino – rodada de qualificação
  • 200 m feminino – semifinais
  • 100 m com barreiras feminino – cerimônia da vitória
  • Lançamento do disco feminino – final
  • 400 m masculino – semifinais
  • 400 m com barreiras feminino – semifinais
  • 3000 m com obstáculos masculino – final
  • 5000 m feminino – final

3 de agosto – Estádio Olímpico

  • Salto triplo masculino – rodada de qualificação
  • 1500 m masculino – rodada 1
  • Lançamento do dardo feminino – rodada de qualificação
  • 400 m feminino – 1ª rodada
  • Lançamento do disco feminino – cerimônia da vitória
  • 3000 m com obstáculos Masculino – cerimônia da vitória
  • Salto em distância feminino – final
  • 200 m masculino – rodada 1
  • 400 m com barreiras masculino – final
  • 5000 m feminino – cerimônia da vitória
  • Salto em distância feminino – cerimônia da vitória
  • 110 m com barreiras masculino – rodada 1
  • Arremesso de peso masculino – rodada de qualificação
  • Salto com Vara Masculino – Final
  • 400 m com barreiras masculino – cerimônia da vitória
  • 5000 m Masculinos – Rodada 1
  • Lançamento do martelo feminino – final
  • 200 m masculino – semifinais
  • 800 m feminino – final
  • 200 m feminino – final

4 de agosto – Estádio Olímpico

  • Decatlo Masculino – 100 m
  • Lançamento do dardo masculino – rodada de qualificação
  • Heptatlo feminino – 100 m com barreiras
  • Decatlo masculino – salto em distância
  • Salto com Vara Masculino – Cerimônia da Vitória
  • Heptatlo feminino – Salto em altura
  • Lançamento do Martelo Feminino – Cerimônia da Vitória
  • 800 m feminino – cerimônia da vitória
  • 110 m com barreiras masculino – semifinais
  • 400 m com barreiras feminino – final
  • Decatlo Masculino – Lançamento do Peso
  • 400 m com barreiras feminino – cerimônia da vitória
  • Decatlo Masculino – Salto em Altura
  • 1500 m feminino – semifinais
  • Heptatlo feminino – arremesso de peso
  • 400 m feminino – semifinais
  • 200 m feminino – cerimônia da vitória
  • 3000 m com obstáculos feminino – final
  • Lançamento do martelo masculino – final
  • Heptatlo feminino – 200 m
  • 3000 m com obstáculos feminino – cerimônia da vitória
  • 800 m masculino – final
  • Decatlo Masculino – 400 m
  • 200 m masculino – final

5 de agosto – Estádio Olímpico

  • Decatlo masculino – 110 m com barreiras
  • Salto em altura feminino – rodada de qualificação
  • Lançamento do Martelo Masculino – Cerimônia da Vitória
  • Heptatlo feminino – salto em distância
  • Decatlo masculino – Lançamento do disco
  • Revezamento 4 x 100 m feminino – 1ª rodada
  • 800 m masculino – cerimônia da vitória
  • 200 m masculino – cerimônia da vitória
  • Salto Triplo Masculino – Final
  • Arremesso de peso masculino – final
  • Revezamento 4 x 100 m masculino – rodada 1
  • 110 m com barreiras masculino – final
  • Decatlo masculino – salto com vara
  • Heptatlo feminino – lançamento do dardo
  • Arremesso de peso Masculino – cerimônia da vitória
  • Salto Triplo Masculino – Cerimônia da Vitória
  • Arremesso de dardo masculino – decatlo
  • Salto com Vara Feminino – Final
  • Revezamento 4 x 400 m feminino – 1ª rodada
  • 1500 m masculino – semifinais
  • 110 m com barreiras masculino – cerimônia da vitória
  • 400 m masculino – final
  • Heptatlo feminino – 800 m
  • Decatlo Masculino – 1500 m

5 de agosto – Parque Sapporo Odori

  • Marcha atlética masculina 20 km – final
  • Marcha atlética masculina 20 km – cerimônia da vitória

6 de agosto – Parque Sapporo Odori

  • Marcha atlética masculina 50 km – final
  • Marcha atlética masculina 50 km – cerimônia da vitória
  • Marcha atlética feminina 20 km – final
  • Marcha atlética feminina 20 km – cerimônia da vitória

6 de agosto – Estádio Olímpico

  • Salto com vara Feminino – cerimônia da vitória
  • Heptatlo feminino – cerimônia da vitória
  • Decatlo masculino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 400 m masculino – rodada 1
  • Lançamento de dardo feminino – final
  • 5000 m masculino – final
  • 400 m masculino – cerimônia da vitória
  • 400 m feminino – final
  • 1500 m feminino – final
  • 5000 m masculino – cerimônia da vitória
  • 400 m feminino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 100 m feminino – final
  • 1500 m feminino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 100 m masculino – final

7 de agosto – Parque Sapporo Odori

  • Maratona Feminina – Final
  • Maratona Feminina – Cerimônia

* A cerimônia de vitória da Maratona Feminina acontecerá no Estádio Olímpico durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas.

7 de agosto – Estádio Olímpico

  • Marcha atlética masculina 50 km – cerimônia da vitória
  • Marcha atlética feminina 20 km – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 100 m feminino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 100 m masculino – cerimônia da vitória
  • Salto em Altura Feminino – Final
  • 10.000 m feminino – final
  • Lançamento de dardo masculino – final
  • Lançamento de dardo feminino – cerimônia da vitória
  • 1500 m masculino – final
  • 10.000 m feminino – cerimônia da vitória
  • 1500 m masculino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 400 m feminino – final
  • Lançamento de Dardo Masculino – Cerimônia da Vitória
  • Revezamento 4 x 400 m masculino – final
  • Salto em altura feminino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 400 m feminino – cerimônia da vitória
  • Revezamento 4 x 400 m masculino – cerimônia da vitória

8 de agosto – Parque Sapporo Odori

  • Maratona Masculina – Final
  • Maratona Masculina – cerimônia da vitória

Conclusão

O Brasil vai conquistar alguma medalha no atletismo nas Olimpíadas de Tóquio? Qual a sua opinião? Deixe sua opinião nos comentários! E compartilhe este post com quem gosta de esportes olímpicos e megaeventos esportivos.

Redação e pesquisa: Lívia Torres (liviatbb@gmail.com)

Edição: Tiago Medeiros (contato@blogtiagomedeiros.com)