Como serão as competições de Badminton, Tênis de Mesa e Tênis nas Olimpíadas de Tóquio

0
1025
Thomas Belucci e Rafael Nadal se enfrentaram na disputa de tênis nas Olimpíadas do Rio em 2016

Neste post, vamos falar sobre como serão as competições de badminton, tênis de mesa e de tênis nas Olimpíadas de Tóquio em 2021.

O texto faz parte da série sobre esportes olímpicos que estamos publicando no blog. Confira detalhes da história, curiosidades e agenda de competições das modalidades.

O que é o Badminton

China, Indonésia e Coreia do Sul dominam o quadro de medalhas histórico do Badminton nas Olimpíadas

Apesar de muito parecido com o tênis, o badminton possui algumas peculiaridades próprias dessa modalidade. Ambos os esportes acontecem em uma quadra dividida por uma rede e os dois são jogados com raquetes.

Entretanto, o badminton utiliza uma peteca no lugar da bola de tênis e apenas essa mudança já faz toda a diferença entre as modalidades.

Chamada de volante ou birdie, a peteca atinge velocidades maiores que uma bola de tênis, tornando o badminton o esporte de raquete mais rápido do mundo.

A modalidade exige dos atletas muito treinamento físico, agilidade, coordenação e reflexo. O objetivo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isso acontece, o jogador marca um ponto. Vence quem pontuar mais vezes.

Cada partida tem três games de 21 pontos. Vence quem ganhar dois games.

Nos Jogos de Tóquio, a modalidade terá competições femininas e masculinas individuais e em dupla e mista em dupla.

Histórico da Modalidade

Nascido com o nome de Poona, o badminton nasceu na Índia. O esporte foi levado para a Europa por oficiais britânicos que estavam em missão na Índia.

Na década de 1870, já na Inglaterra, a modalidade foi rebatizada como badminton após sofrer algumas alterações nas regras e ser praticada em Badminton, na propriedade do Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton, hoje chamada de Federação Mundial de Badminton, com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.

A entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos é recente. A primeira participação do badminton aconteceu em Barcelona, em 1992.

Nessa edição, as nações asiáticas ganharam 15 das 16 medalhas. O país que subiu no lugar mais alto do pódio foi a Indonésia, com o ouro feminino para Susi Susanti e o masculino para Allan Budi Kusuma. Nas duplas a vitória ficou com os corenanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.

No Brasil, o badminton teve sua primeira competição oficial em 1983, na primeira edição da Taça de São Paulo. Dez anos depois, a Confederação Brasileira de Badminton foi fundada.

A primeira participação da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos foi no Rio de Janeiro, em 2016. A seleção não conquistou nenhuma medalha olímpica, mas teve sua estreia aclamada pelo público e pela torcida.

Curiosidades do Badminton nas Olimpíadas

Esporte de velocidade

Na modalidade a velocidade da peteca em um jogo profissional pode ultrapassar os 300 km/h.

Hegemonia asiática.

O esporte está entre os mais praticados do mundo, e, grande parte dessa participação vem de atletas de países asiáticos. No quadro geral de medalhas, a China, Indonésia e Coreia do Sul ocupam o topo.

A seleção dinamarquesa, no entanto, tem o hábito de quebrar essa hegemonia asiática nos pódios Olímpicos desde a primeira participação da modalidade nas Olimpíadas com algumas medalhas de bronze.

Em 1996, o atleta dinamarquês Poul-Erik Hoyer Larsen foi o primeiro, e único, atleta não asiático a conquistar o ouro olímpico na modalidade.

Brasileiros em destaque atualmente

Em 2016 o Brasil fez sua estreia na modalidade com dois grandes nomes: Ygor Coelho e Lohaynny Vicente.

Ygor é o 48º colocado no ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF) e foi o primeiro atleta brasileiro a disputar a modalidade em uma edição olímpica. O jovem de 23 anos acumula em seu currículo uma série de medalhas de ouro em campeonatos como o Pan-Americano de Lima e os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba.

Lohaynny foi outro destaque dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, depois de jogar uma partida equilibrada contra a indiana Saina Nehwal, que à época, era a 5ª melhor do mundo no ranking da BDW.

Atualmente, outros seis atletas estão entre no top 100 do ranking da BWF. Junto de Ygor Coelho estão Fabiana Silva, Fabrício Farias, Francielton Farias, Jaqueline Lima, Sâmia Lima e Gabriel Cury.

Entre eles, apenas Ygor tem chance de participar das Olimpíadas de Tóquio. Para os Jogos de 2021, serão selecionados os 34 primeiros atletas do ranking mundial, no entanto, há um limite de atletas por nacionalidade.

Na categoria individual, países com dois ou mais atletas entre os 16 melhores do ranking tem direito a duas vagas, o resto, apenas uma vaga. O regulamento ainda prevê outras quatro vagas para as competições individuais: uma para o país sede e outras três para convite.

Dessa forma, descontando as vagas por país, Ygor oscila entre a posição 20 e 25 do ranking, ficando dentro do número de vagas para a  classificação para Tóquio.

Local da disputa

Os jogos de badminton em Tóquio serão sediados no Musashino Forest Sport Plaza, na cidade de Tóquio. O ginásio, que fica localizado próximo ao Tokyo Stadium, tem a capacidade para 7.200 espectadores.

Além das partidas de badminton, o local também receberá as competições do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos, e o basquete em cadeira de rodas nos Jogos Paraolímpicos.

Agenda do Badminton nas Olimpíadas de Tóquio em 2021

As competições de Badminton nas Olimpíadas de Tóquio começam no dia 24 de julho e vão até o dia 2 de agosto.

Serão disputados alternadamente jogos masculinos, femininos, duplas e duplas mistas em fase de grupos, oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e partidas valendo medalhas.

Após as competições, as premiações serão entregues aos medalhistas de ouro, prata e bronze. Todas as partidas ocorrerão no Musashino Forest Sport Plaza.

O que é o Tênis de Mesa

HUgo Calderano é o grande destaque brasileiro para a disputa do Tênis de Mesa nas Olimpíadas de Tóquio

O tênis de mesa é um dos esportes mais populares do mundo, se considerado a quantidade de jogadores. A modalidade é praticada em 141 países, e os chineses são os maiores praticantes.

As partidas do tênis de mesa podem ser disputadas em duplas ou individuais. Nos Jogos de Tóquio, serão realizadas partidas individuais femininas e masculinas, em duplas femininas e masculinas e em equipes mistas.

Os jogos individuais são divididos em sete games de 11 pontos. No caso de empate em 10 pontos, vence quem abrir primeiro uma diferença de dois pontos. Já os jogos em equipe são divididos em cinco games, também de 11 pontos cada. No caso de empate, vale a mesma regra das partidas individuais.

A mesa mede 2,74m de comprimento, 1,52m de largura, e 76cm de altura. A rede, que tem 15,25cm de altura e 1,83 de largura, fica posicionada no meio da mesa. Para os jogos em dupla, a mesa é ainda divida verticalmente em duas partes iguais.

A bola deve ter o diâmetro de 40mm e o peso de 2,74g. Já a raquete é feita em material que seja 85% de madeira natural, sendo um dos lados cobertos por borracha.

Histórico da Modalidade

Estima-se que a origem do tênis de mesa date do século XIX, quando as famílias inglesas da alta sociedade praticavam o esporte após o jantar.

Rumores indicam que os mais diversos objetos eram utilizados como equipamentos para a prática do esporte. Uma linha era feita com livros ou caixas para servir como a rede, a tampa da caixa de charuto substituía as raquetes e a parte superior da rolha de champagne fazia a função da bola.

No início, a prática da modalidade era mais recreativa e possuía regras muito similares às do tênis de quadra. Em 1926 foi criada a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que foi responsável por instituir regras mais claras e especificas para a modalidade.

No mesmo ano, foi realizada a primeira competição mundial de tênis de mesa. Neste primeiro momento, o esporte foi dominado pelos europeus. Posteriormente, no entanto, com o avanço tecnológico e as mudanças nas raquetes, que passaram a ter cobertura de esponja, os orientais começaram a crescer dentro do esporte e dominar a modalidade.

A superioridade asiática é comprovada pela dominância dos países orientais em campeonatos mundiais. A romena Angelica Rozeanu-Aldestein, campeã em 1955, foi a última atleta não-asiática a vencer o Campeonato feminino individual.

A modalidade foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional em 1977, e teve sua estreia olímpica na edição de Seul, em 1988. Das 12 medalhas distribuídas em Seul, nove ficaram com atletas asiáticos.

O esporte foi trazido para o Brasil por volta de 1905 por turistas ingleses. O primeiro campeonato disputado no país foi realizado em 1912, na cidade de São Paulo.

A equipe brasileira representa o país nos Jogos Olímpicos de a estreia da modalidade em Seul. Na primeira edição, o Brasil foi representado por Claudio Kano e Carlos Kawai.

Curiosidades do Tênis de Mesa nas Olimpíadas

Velocidade do jogo          

O tênis de mesa está entre os esportes de raquete mais rápidos. A bola pode superar a velocidade de 200 km/h em uma jogada de ataque de atleta adulto, conhecida como cortada.

Pensando pela ótica da defesa, a prática também exige muita velocidade do atleta, tendo em vista que o tempo de reação e a distância percorrida pela bola são muito curtos.

Ping-pong ou tênis de mesa?

Antigamente o esporte era chamado de ‘ping pong’, ‘whiff waff’ e ‘flim flam’, em referência aos sons que a bola fazia quando entrava em contato com as raquetes.

Até hoje, muita gente se refere ao esporte como “ping-pong”, no entanto, o tênis de mesa só é chamado assim de maneira informal. No final de 1800, a empresa de jogos de tabuleiro, Parker Brothers, registrou a marca “ping pong” e exigiu uma enorme quantia de dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) pelos direitos da marca.

Em resposta, a Associação deu seu próprio nome para a modalidade, que desde então, passou a ser oficialmente conhecida como tênis de mesa.

Hegemonia chinesa

O tênis de mesa é um dos esportes mais populares da China. Tal popularidade é justificada pelo incentivo do líder comunista Mao Tse-Tung. Ele acreditava que a modalidade era ideal para o país devido a adaptação do esporte a espaços reduzidos, adequado à nação mais populosa do mundo.

Mao estimulou a prática do tênis de mesa na China ao decretá-lo o esporte nacional. Ele enviava técnicos por todo país em busca de crianças com reflexos agudos e boa coordenação e visão.

Com o passar dos anos, a modalidade se tornou um orgulho nacional e parte integrante da cultura chinesa. Nos Jogos Olímpicos, o país é uma potência no esporte. Das 32 medalhas disputadas até o Rio 2016, a China conquistou 28 delas nas categorias masculinas, femininas e em equipe.

Brasileiros em destaque atualmente

O Brasil já tem um representante para Tóquio. O carioca Hugo Calderano conquistou sua vaga para os jogos na terra do sol nascente após derrotar o chinês naturalizado dominicano, Jiaji Wu, nos Jogos Pan-Americanos de 2019.

No Pan, Calderano conquistou o ouro nas competições individuais e em dupla. O atleta de apenas 23 anos acumula em seu currículo outras 11 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em campeonatos mundiais.

No ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Hugo Calderano está na 7ª posição na categoria masculina individual.

Local da disputa

As partidas do tênis de mesa nos Jogos de 2021 serão realizadas no Tokyo Metropolitan Gymnasium, o Ginásio Metropolitano de Tóquio.

O local, que tem capacidade para 7.000 pessoas, é uma das arenas herdadas dos Jogos Olímpicos de 1964. À época, o ginásio serviu como principal local para competições de ginástica e polo aquático.

Agenda do Tênis de Mesa nas Olimpíadas de Tóquio em 2021

As competições de Tênis de Mesa nas Olimpíadas de Tóquio estão marcadas para começar no dia 24 de julho. O último dia de disputas será 6 de agosto.

A tabela de jogos apresenta jogos individuais masculinos e femininos, além de duplas mistas. Os competidores se enfrentarão em rodadas classificatórias, seguidas por oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais, disputas de bronze e finais.

Os jogos e as cerimônias de premiação serão no Tokyo Metropolitan Gymnasium.

O que é o Tênis

Serena Williams já conquistou 4 medalhas de ouro no Tênis nas Olimpíadas de Sidney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012. Foram 3 nas duplas e 1 no simples

Atualmente, o tênis está entre os esportes mais populares do mundo. Campeonatos como Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open atraem a atenção de telespectadores por todo o mundo.

Dados do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apontam que a modalidade está entre as 10 mais praticadas e disseminadas no país, com cerca de 2 milhões de praticantes. São 370 torneios por ano e mais de 33 mil jogadores registrados na Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Além disso, o COB estima que o esporte movimente anualmente quase R$ 2 bilhões no país, considerando gastos com a prática da modalidade, a movimentação financeira dos torneios, apoios e patrocínios aos atletas, torneios e entidades e gastos da mídia.

Histórico da Modalidade

A origem do esporte é incerta, no entanto, há um consenso de que a França estabeleceu, no final do século XII, as bases do tênis com o “jeu de paume”, o “jogo de palma”.

No jogo de palma, os jogadores utilizavam as mãos no lugar das raquetes e jogavam a bola contra o muro, algo parecido com o squash que é praticado hoje em dia.

Quando a bola deixou de ser arremessada contra os muros, surgiram as quadras, que eram campos retangulares divididos ao meio por uma corda. As inovações atraíram membros da nobreza francesa, que se tornaram adeptos a prática. As quadras foram se multiplicando e as regras foram se adaptando até a formação do esporte.

Não demorou muito para a criação de entidades nacionais e da Federação Internacional de Tênis, que foi fundada em 1913. O primeiro torneio foi realizado em 1877, na Inglaterra, e, desde de então, outros diversos campeonatos surgiram e foram disputados.

A modalidade teve sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1896, na edição de Atenas. O esporte, no entanto, foi excluído dos eventos entre 1928 e 1988, devido a algumas regras criadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na época.

A partir dos Jogos de Sydney, em 2000, o tênis olímpico passou por uma mudança fundamental. O torneio começou a contar pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). A mudança aumentou o interesse dos grandes nomes do esporte para os Jogos Olímpicos, que antes eram deixados de lado para que os atletas priorizassem a preparação para outros torneios.

O esporte chegou no Brasil no final do século XIX, quando técnicos e engenheiros ingleses desembarcaram no Rio de Janeiro com bolinhas e raquetes de tênis.

Curiosidades do Tênis nas Olimpíadas

Origem do nome

Depois de chama-lo de “jeu de paume”, os franceses voltaram a emprestar uma expressão de seu dialeto para dar origem ao nome da modalidade. A palavra tênis tem origem na expressão “tenez”, que significa “jogar” ou “pegar”.

Grandes nomes em Pequim

Nos Jogos de Pequim os espectadores tiveram a oportunidade de ver grandes nomes do esporte reunidos. Na edição de 2008, nove dos dez melhores jogadores do mundo, de acordo com o ranking ATP, disputaram o ouro olímpico.

Apenas o americano Andy Roddick não compareceu às partidas de Pequim. O campeão olímpico desta edição foi o espanhol Rafael Nadal.

Brasileiros em destaque atualmente

Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, João Menezes garantiu uma vaga para Tóquio. Além do título do Pan, o mineiro de apenas 23 anos também precisava ficar entre os 200 primeiros no ranking da ATP para confirmar sua ida para Tóquio. Na mais recente atualização do ranking, João ocupa a 185ª colocação.

O atleta teve uma escalada surpreendente no ranking da ATP em 2019. João começou o ano na 380ª classificação e terminou o Pan na 212ª.

Local da disputa

As partidas de tênis serão disputadas no Ariake Tennis Park, o Parque de Tênis Ariake, que fica localizado na cidade de Tóquio.

O local, que tem capacidade para 19.900 pessoas, sediará também os Jogos Paraolímpico de tênis, que estão previstos pra os dias 25 de agosto a 6 de setembro.

Agenda do Tênis nas Olimpíadas de Tóquio em 2021

As competições de Tênis nas Olimpíadas de Tóquio acontecerão de 24 de julho a 1º de agosto. As categorias de simples e de duplas masculinas e femininas, além das duplas mistas, se enfrentarão em uma tabela de jogos que pode variar, de acordo com a organização.

O cronograma prevê uma estimativa de jogos para a quadra central e para as duas auxiliares. Porém, circunstâncias externas como o clima e internas como a duração de cada jogo podem fazer as previsões serem modificadas.

Todas as categorias terão três rodadas iniciais, seguidas de quartas-de-final, semifinais, decisões de 3º lugar e finais. Os jogos e as cerimônias de premiação ocorrerão no Ariake Tennis Park, que dispõe de uma quadra central e duas auxiliares.

Conclusão

Os esportes de raquete já são uma tradição olímpica. Tanto o Badminton quanto o Tênis de Mesa e o Tênis nas Olimpíadas já são figuras fáceis de assistir nas programações dos canais que transmitem o maior evento esportivo do planeta.

Você gosta mais de Badminton, Tênis de Mesa ou de Tênis? Qual o seu atleta preferido nestas modalidades? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este texto com quem gosta deste megaevento esportivo.

Redação e pesquisa: Lara Kinue Tanno (larakinue@gmail.com)
Edição: Tiago Medeiros (contato@blogtiagomedeiros.com)